Apresentador, ex-presidente e grupo político saem em defesa de Bandeira de Mello; ex-dirigente pode ser punido no Flamengo

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Por Tulio Rodrigues

Na próxima segunda (16), o Conselho de Administração do Flamengo se reúne para uma única ordem do dia: julgar o parecer da comissão de inquérito contra Eduardo Bandeira de Mello. Caso seja punido, o ex-mandatário pode ser até expulso do quadro social do clube. O assunto vem gerando polêmica e o ex-presidente conta com apoios importantes.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


O também ex-presidente do Flamengo, Kleber Leite, que recentemente foi absolvido do pedido de cassação do seu título de Grande Benemérito, saiu em defesa de Bandeira em seu blog. Ele fala em “plano diabólico” e classifica os autores do pedido de punição de “a turma do ódio”.

Querer punir em primeira instância um ex-presidente – o tornando inelegível, para depois, quem sabe, alijá-lo do clube – é um plano diabólico, arquitetado por gente que pretende se perpetuar no poder. E o que fez Eduardo para provocar tanto ódio e revolta? Uma declaração, retirada do contexto, onde afirma – e é verdade – que enquanto ele esteve na presidência, ninguém morreu no Flamengo. Pergunto: Isto lá é motivo para se tentar expulsar do clube alguém que só nos fez bem?“, diz um trecho do seu texto, que revela que Bandeira não virá candidato no pleito de dezembro.

Na oposição na eleição de 2018, o grupo Fla, tradição e Juventude, que apoiou o candidato Marcelo Vargas, emitiu uma nota de solidariedade em seu site. O texto é assinado pelo Desembargador Siro Darlan e cita o artigo 5 da Constituição Federal, que prega a liberdade de expressão a toda população. Fala também da falta de união interna no clube.

A lei define uma associação como uma união de pessoas que se organizam para fins não econômicos. Ultimamente, sobretudo nesse ano eleitoral, o Flamengo tem sido atingido em sua alma por ataques de ódio a essa união“, diz um trecho.

Desafeto em 2015 de Bandeira, após declaração polêmica por conta da rusga do ex-mandatário com a Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), o apresentador do programa Os Donos da Bola, da Band, Edilson Silva, também saiu em sua defesa.

Eu não sou a favor não. Tirar ele do quadro de sócios, ser cassado, não sou a favor disso não. Acho que o conselho do Flamengo vai ter a sabedoria de mantê-lo ali como sócio. Deixa pra lá. É uma honra para ele e para o Flamengo tê-lo ali como ex-presidente“, disse em seu programa.

ENTENDA O CASO:

Em entrevista ao jornalista Jorge Nicola, em 2020, Bandeira declarou que se ainda fosse presidente, a tragédia do CT Ninho do Urubu, ocorrida em fevereiro de 2019 e que vitimou fatalmente 10 crianças das categorias de base, não teria ocorrido:

Se eu ainda fosse presidente, tenho quase certeza que não teria acontecido o incêndio. Fiquei lá seis anos e não aconteceu nada. O que aconteceu ali, eu já não estava mais lá, e sinceramente não sei qual foi a causa. Mas espero que o MP chegue à verdade. Porque é muito desagradável se ter inocentes sendo acusados de maneira totalmente injusta. Um deles sou eu.

A declaração repercutiu negativamente nos bastidores políticos do Flamengo e até o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, se manifestou na ocasião em entrevista à Fla TV:

Foi muito infeliz nas declarações de semana passada, esse infeliz está barato para ele. Foi uma maneira covarde ou de mau caráter, não conheço ele. Não sei se foi de mau caráter ou oportunista. A galera que conhece ele e trabalhou, acha que foi de mau caráter, eu fico com oportunismo.

Logo após, o grupo político Vanguarda Rubro-Negra, baseado em dois artigos do Estatuto do clube, deu entrada com o pedido de inquérito contra Bandeira por conta da sua opinião. O 49 prevê suspensão de 360 dias ou eliminação do quadro social.

24, parágrafo XI: “Abster-se de usar qualquer meio de comunicação para veicular expressões desonrosas contra o FLAMENGO, ou os membros de seus Poderes, em campanha eleitoral, ou em razão de suas funções.

49: “Veicular expressões desonrosas, por qualquer meio de comunicação, contra o FLAMENGO, ou os membros de seus Poderes, em campanha eleitoral, ou em razão de suas funções.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bandeira de Mello foi um dos maiores presidentes que o clube já teve. O fenômeno de 2019 só aconteceu porque ele alicerçou o clube. Sua administração ajustou as finanças e colocou o Flamengo no trilho, que hoje possibilita estarmos em outro patamar. Todavia, sua gestão não foi perfeita, como de regra nenhuma costuma ser. Teve um péssimo gestor no futebol e sua comunicação com técnico, jogadores e torcida eram muito ruins e beirava a teimosia. Na minha opinião, essa possível punição explica-se politicamente. Minha solidariedade ao ex-mandatário.

  • – “Uma declaração, retirada do contexto, onde afirma – e é verdade – que enquanto ele esteve na presidência, ninguém morreu no Flamengo….”

    Isso é inacreditável.
    Um ex-presidente incompetente que deixou uma imensa dívida para anos depois outra diretoria pagar, protegendo outro ex-presidente IRRESPONSÁVEL, que dá uma declaração desse nível tentando eximir-se da sua responsabilidade na época em que exercia suas funções no clube.

    – “Isto lá é motivo para se tentar expulsar do clube alguém que só nos fez bem?“

    Então pergunto: – Qual foi a intenção desse senhor em dar este tipo declaração cuja consequências nos marcou para o resto da vida?

    – “plano diabólico, arquitetado por gente que pretende se perpetuar no poder….”

    Plano diabólico ao meu ver foi um ex- presidente incompetente deixar 90 milhões de dívida para outra gestão pagar e, hoje acusa a atual diretoria de tentar perpetuar-se no poder.
    A gestão atual trouxe em termos de profissionalismo e gestão para o clube, até onde conheço a história do Flamengo nos últimos anos, nenhum outro trouxe, diferente do acusador que foi um dos precursores da dívida de 750 milhões, que esta sendo saneada até hoje por esse grupo que ele hoje acusa e apoiou.

    – “Se eu ainda fosse presidente, tenho ‘quase’ certeza que não teria acontecido o incêndio. Fiquei lá seis anos e não aconteceu nada. O que aconteceu ali, eu já não estava mais lá, e sinceramente não sei qual foi a causa”

    Quanta hipocrisia nesta declaração.
    O sujeito arma uma bomba num local vai embora e diz que – se ele ainda fosse presidente teria ‘quase’ (dúvida) certeza que não teria explodido. Dias depois essa bomba explode e o cara que estava no momento da explosão passa a ser o responsável?
    No meu entendimento é um caso a ser investigado e julgado pelas instâncias competentes, agora o sr Bandeira querer posar de santo e ainda dá a declaração que deu, é no mínimo de uma irresponsabilidade sem tamanho e passivo de responder por ela.

  • Resumindo: o estatuto pune quem se defende…

  • Meu Deus!!! eles inocentaram,o Cleber Leite e querem exterminar com o Bandeira…… atual diretoria deixa o Bandeira em Paz……nação não vamos deixar isso acontecer

  • #OBandeiraénosso

Comentários não são permitidos.