LaLiga segue passos da Premier League e não libera jogadores sul-americanos para Data-Fifa

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO/ LALIGA

Na contramão da Europa, a América do Sul continua alerta em relação à pandemia da Covid-19 e, por isso, a disputa das Eliminatórias no continente está cercada de polêmica. Nesta terça (24), a Premier League, liga da Inglaterra, anunciou que não vai liberar os jogadores sul-americanos para suas respectivas seleções. Diante disso, a LaLiga, da Espanha, seguiu os mesmos passos e também vetou os atletas da próxima Data-Fifa.

Além das circunstâncias da pandemia, o aumento da duração da Data-Fifa, de nove para 11 dias, motivou a liga espanhola a vetar a ida dos jogadores para as seleções sul-americanas. Vale lembrar que, com as mudanças, serão disputadas três rodadas das Eliminatórias, entre 30 de agosto e 9 de setembro.

A decisão da LaLiga interfere diretamente na convocação de Tite, que chamou dois jogadores do Real Madrid: Casemiro e Éder Militão. Dessa forma, o técnico brasileiro teria de fazer alterações na lista da Seleção e provavelmente optaria por atletas que atuam no futebol brasileiro. Dono de um dos melhores elencos do país, o Flamengo fatalmente pode ser afetado por isso e sofrer mais desfalques, além de Everton Ribeiro e Gabigol.

Vale lembrar que Arrascaeta, Isla e Piris da Motta também foram convocados para as seleções de Uruguai, Chile e Paraguai, respectivamente. No entanto, visando diminuir o prejuízo dos clubes brasileiros, a CBF remanejou o calendário do futebol nacional e, por enquanto, o Rubro-Negro deve ter desfalques apenas na partida contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


VEJA A NOTA DA LALIGA NA ÍNTEGRA:

“Em relação à grave decisão unilateral da FIFA de aumentar em dois dias, de 9 para 11 dias em setembro e outubro, o período internacional da FIFA para a confederação da CONMEBOL, sem abordar outras soluções que foram levantadas no Fórum das Ligas Mundiais, LaLiga quer comunicar que apoiará em todas as áreas a decisão dos clubes espanhóis de não liberarem seus jogadores pertencentes a seleções nacionais para a convocação da CONMEBOL, e tomará as medidas judiciais cabíveis contra esta decisão que afeta a integridade da competição ao não permitir a disponibilidade dos jogadores.

No momento são 25 jogadores de 13 clubes diferentes, número que poderá ser ampliado quando forem anunciadas as convocatórias para o Equador e a Venezuela. A associação espanhola entende que o calendário mundial não pode e não deve ser modificado desta forma, especialmente quando existem soluções alternativas. 

A LaLiga, através do Fórum das Ligas Mundiais, já manifestou o seu desconforto nesta situação e na ausência de sensibilidade para com os clubes, sobre um tema, como o calendário internacional, que é definido e acordado com 4 anos de antecedência e ao qual o nacional ligas já se adaptaram tendo em conta as circunstâncias do COVID, mas sempre de forma acordada entre todas as partes envolvidas.

LaLiga convocará os clubes afetados para uma reunião nos próximos dias“.


Compartilhe com os amigos

Veja também

  • se ferraram vão ter de chamar o Gerson agora , não tem jeito kkkkk
    e não duvido chamar o Pedro tb

Comentários não são permitidos.