Premier League veta ida de jogadores para as seleções e decisão pode prejudicar clubes brasileiros; entenda

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta terça-feira (24), a Premier League surpreendeu a todos ao comunicar que os clubes, em comum acordo, decidiram não liberar os jogadores convocados para as Eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Sendo assim, a tendência é de que as equipes brasileiras, e sul-americanas, sejam prejudicadas.

A Data-Fifa deste período está marcada entre os dias 30 de agosto e 09 de setembro. Com a Premier League não liberando os jogadores, a Seleção Brasileira, por exemplo, terá desfalque de oito atletas: Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fabinho, Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Raphinha e Richarlison.

Para suprir a necessidade, a tendência é de que Tite faça uma nova convocação e substitua esses nomes por atletas que atuam no futebol brasileiro. Com isso, o Flamengo já liga o sinal de alerta, visto que já possui cinco jogadores convocados: Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Arrascaeta, Isla e Piris da Motta.

Cabe ressaltar que, desta vez, o Rubro-Negro terá um jogo neste período. Por enquanto, o Flamengo tem apenas a partida contra o Atlético-GO marcada para a Data-Fifa. Isso porque, já prevendo os desfalques, a CBF atrasou as datas das quartas de final da Copa do Brasil.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

“Os clubes da Premier League hoje relutantemente, mas unanimemente decidiram não liberar jogadores para jogos internacionais disputados em países da lista vermelha no próximo mês. A decisão dos clubes, que é fortemente apoiada pela Premier League, se aplicará a quase 60 jogadores de 19 clubes da Premier League que viajarão para 26 países da lista vermelha na janela internacional de setembro.

Isso segue a posição atual da FIFA de não estender sua exceção de liberação temporária para jogadores que devem ficar em quarentena ao retornar de suas obrigações internacionais. Discussões extensas ocorreram com a FA e o governo para encontrar uma solução, mas devido às preocupações contínuas de saúde pública relacionadas aos viajantes que chegam de países da lista vermelha, nenhuma isenção foi concedida.

Se for necessário ficar em quarentena no retorno de países da lista vermelha, não apenas o bem-estar e a forma física dos jogadores serão significativamente afetados, mas eles também estarão indisponíveis para se preparar e jogar em duas rodadas de jogos da Premier League, uma jornada de competição de clubes da UEFA e a terceira rodada da Copa EFL.

Este período leva em consideração 10 dias de quarentena no hotel no retorno à Inglaterra, mas não inclui qualquer tempo adicional que seria necessário para os jogadores recuperarem a condição física para a partida.

O presidente-executivo da Premier League, Richard Masters, disse: “Os clubes da Premier League sempre apoiaram os desejos de seus jogadores de representar seus países – isso é um motivo de orgulho para todos os envolvidos. No entanto, os clubes chegaram, com relutância, mas com razão, à conclusão de que não seria totalmente razoável dispensar jogadores nestas novas circunstâncias.

Os requisitos de quarentena significam que o bem-estar e a forma física dos jogadores serão significativamente afetados. Entendemos os desafios que existem no calendário de partidas internacionais e permanecemos abertos a soluções viáveis.

Os clubes também discutiram sua insatisfação com a decisão da FIFA de estender a janela internacional da CONMEBOL por dois dias em setembro e outubro, de nove para 11 dias. Isso impõe obrigações internacionais adicionais aos jogadores dessa região, em detrimento de sua disponibilidade para representar seus clubes. A FIFA foi instada a trabalhar com todas as partes interessadas para garantir que uma conclusão aceitável seja alcançada sobre o assunto.”

 

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Como clubes brasileiros não tem coragem de fazer o mesmo, vão ser prejudicados!

Comentários não são permitidos.