FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
O início da trajetória de Renato Gaúcho no Flamengo é desconcertante até para o maior dos otimistas. Prova disso, é o comparativo entre o aproveitamento de cada treinador da Série A nos seis primeiros compromissos por seus respectivos clubes. Portaluppi é, com sobras, quem coleciona os melhores números diante de seus adversários. Além dele, apenas Vojvoda, do Fortaleza, e Umberto Louzer, do Sport, não foram derrotados no período.
Renato Gaúcho venceu todos os seis compromissos à frente do Flamengo desde sua chegada. No período, viu o ataque marcar 24 gols e a defesa ser vazada três vezes. O técnico do Fortaleza é quem mais se aproxima do aproveitamento de Portaluppi – e mesmo assim bem distante.
Juan Pablo Vojvoda comandou quatro vitórias e dois empates nos seis primeiros compromissos à frente do Fortaleza. O saldo de gols, assim como de Portaluppi, chama atenção: 20 pró e três contra. Além do argentino, o técnico do Sport, Umberto Louzer, também não foi derrotado no período: três triunfos e outras três igualdades no placar.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
A vantagem de Renato Gaúcho se torna ainda maior quando comparada aos rivais diretos na briga pelo título: Palmeiras e Atlético-MG. Abel Ferreira, por exemplo, alcançou 72% de aproveitamento nos seis primeiros jogos como técnico alviverde. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota no período. Do outro lado, o Cuca também conquistou quatro triunfos e outros dois reveses (67%).
Diego Aguirre, técnico do Internacional, próximo adversário do Flamengo, conquistou apenas uma vitória, três empates e duas derrotas em seis jogos. Ou seja, aproveitamento 67% inferior aos resultados de Renato Gaúcho.
Um dos resultados mais expressivos nesta passagem de Renato é o triunfo sobre o São Paulo, por 5 a 1, no Maracanã. No ranking de aproveitamento, Hernán Crespo é derrotado novamente por Portaluppi. O comandante tricolor conquistou quatro vitórias, um empate e uma derrota nos seis primeiros desafios. Liderou, no entanto, um ataque com números semelhantes ao rubro-negro: 20 gols pró e quatro contra.
VEJA OUTROS APROVEITAMENTOS
- Guto Ferreira – Ceará (83%)
5 vitórias – 1 derrota - Roger Machado – Fluminense (72%)
4 vitórias – 1 empates – 1 derrota - Barbieri – Bragantino (67%)
1 vitória – 3 empates – 2 derrotas - Felipão – Grêmio (61%)
3 vitórias – 2 empates – 1 derrota - Barroca – Atlético-GO (61%)
3 vitórias – 2 empates – 1 derrota - Fernando Diniz – Santos (50%)
3 vitórias – 3 derrotas - Marquinhos Santos – Juventude (50%)
3 vitórias – 3 derrotas - Dado Cavalcanti – Bahia (39%)
2 vitórias – 1 empate – 3 derrotas - António Oliveira – Athletico-PR (33%)
2 vitórias – 4 derrotas - Jorginho – Cuiabá (33%)
2 vitórias – 2 empates – 2 derrotas - Vagner Mancini – América-MG (33%)
2 vitórias – 2 empates – 2 derrotas - Sylvinho – Corinthians (28%)
1 vitória – 2 empates – 3 derrotas - Jair Ventura – Chapecoense (17%)
3 empates – 3 derrotas – demitido nesta segunda (02).