CBF vai avaliar suspensão de rodadas do Brasileirão caso Flamengo jogue com público, mas não garante medida

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO/BRASILEIRÃO ASSAI

19 dos 20 clubes da Série A se reuniram com a CBF, nesta quarta (08), para uma reunião extraordinária do Conselho Técnico da competição, com pauta única. Os presentes decidiram por unanimidade que só haverá retorno de torcedores após a liberação das autoridades públicas de todas as cidades envolvidas e pediram a suspensão das rodadas em que o Flamengo, ausente no encontro, sinalizar com a volta do público. A entidade disse que irá analisar juridicamente, já que envolve direitos comerciais de terceiros.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Por fim, os clubes manifestaram, por unanimidade, que irão pleitear à CBF que sejam suspensas rodadas da competição nas quais clubes sinalizem com a utilização de liminar para contar com público nos estádio. A CBF irá analisar juridicamente a questão, uma vez que interfere na esfera de direito de terceiros adquirentes de propriedades comerciais da competição“, disse a Confederação em nota.

Na mesma reunião, que ainda contou com representantes da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), também ficou decidido por unanimidade que irão pleitear junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a reconsideração ou a reforma da liminar concedida ao Flamengo, que autoriza o retorno do público em seus jogos como mandante. O argumento a ser utilizado é a decisão tomada no dia 24 de março no mesmo conselho, que deliberou que a competição seria realizada sem público.

Mais cedo, a direção do Flamengo soltou nota dizendo que não participaria da reunião do Conselho Técnico da CBF sobre o retorno do públic por entender que “Desde que as autoridades públicas permitiram o retorno do futebol sem público, o Flamengo sustenta, de forma clara e inequívoca, que não cabe à CBF ou aos clubes deliberar acerca da existência ou não de público nos estádios, por não se tratar de matéria de sua competência desportiva”, disse em um trecho do comunicado.

O Flamengo não se manifestou em nota após o resultado da reunião do Conselho Técnico desta quarta. O vice-geral e jurídico, Rodrigo Dunshee, deu algumas entrevistas rebatendo críticas e defendendo o Rubro-Negro. O Atlético-MG, presente ao encontro e que havia votado a favor do pedido a ser feito junto ao STJD contra a liminar do Mais Querido, voltou atrás, pois o clube também obteve a mesma decisão do tribunal, porém, disse que irá respeitar o acordo das demais agremiações.

CONFIRA A NOTA DA CBF NA ÍNTEGRA:

Nesta quarta-feira, 8, representantes de 19 dos 20 clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram para Conselho Técnico extraordinário da competição, cuja pauta única foi deliberar a respeito do retorno do público às partidas da competição.

A reunião foi conduzida pelo Presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, e contou com a presença dos Vice-presidentes da CBF, Castellar Guimarães, Gustavo Feijó e Antônio Nunes, dos Presidentes das Federações com clubes integrantes na Série A, além de integrantes da Diretoria da entidade.

O Conselho Técnico contou ainda com a participação de representantes da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF).

“Quero dizer que é uma honra reunirmos novamente o Conselho Técnico da Série A, órgão qualificado e soberano para tomar decisões sobre a competição. Para mim pessoalmente é especial, pois é o primeiro que participo como presidente interino da CBF. Acredito muito no debate aberto, democrático e propositivo na construção de um ambiente pacífico e de união para o bem do futebol brasileiro”, destacou o Presidente Ednaldo Rodrigues na abertura do encontro.

Após explanação inicial da CBF sobre a situação sanitária nos estados e cidades onde há jogos da Série A, os clubes tiveram momento de manifestações e debates por meio de seus representantes, tendo após deliberado:

Os 19 clubes participantes do Conselho Técnico decidiram, por unanimidade, que somente haverá o retorno de público às partidas da Série A do Campeonato Brasileiro quando as autoridades públicas de todas as cidades dos clubes participantes autorizarem, garantindo a isonomia total na competição.

O Conselho Técnico da Série A voltará a se reunir no dia 28 de setembro para deliberar sobre o tema. CBF e Clubes irão intensificar os contatos com as autoridades sanitárias locais para buscar as autorizações necessárias até esta data.

Os clubes decidiram, por unanimidade, conjuntamente pleitear junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol a reconsideração ou reforma da decisão liminar que autorizou o Clube de Regatas do Flamengo a retornar com o público em suas partidas como mandante, em respeito ao regulamento da competição aprovado em reunião de Conselho Técnico realizada no dia 24 de março de 2021. Além disso, solicitarão ao STJD do Futebol celeridade para que o processo seja levado à apreciação do Pleno do Tribunal.

Por fim, os clubes manifestaram, por unanimidade, que irão pleitear à CBF que sejam suspensas rodadas da competição nas quais clubes sinalizem com a utilização de liminar para contar com público nos estádio. A CBF irá analisar juridicamente a questão, uma vez que interfere na esfera de direito de terceiros adquirentes de propriedades comerciais da competição“.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É preciso lembrar a esses clubes que querem isonomia que ela só vai existir se não houver
    público nos estádios ATÉ O FINAL DO BRASILEIRO.
    QUALQUER JOGO DO 2o. TURNO COM PÚBLICO NÃO TERÁ ISONOMIA COM JOGO DO
    1o. TURNO que tem mando inverso. Jogos com Flamengo visitante depois de domingo:
    Dom., 26 set. América-MG ** Qua., 6 out. Red Bull Bragantino ** Sáb., 9 out. Fortaleza
    dom., 24 out. Fluminense ** Dom., 7 nov. Chapecoense ** Dom., 14 nov. São Paulo
    dom., 21 nov. Internacional ** Qua., 24 nov. Sport ** Dom., 5 dez. Atlético-GO
    Se algum desses jogos tiverem público liberado para seus estádios, POR ISONOMIA OS
    CLUBES DEVERÃO JOGAR SEM PÚBLICO mesmo podendo haver público.

Comentários não são permitidos.