FOTO: ALEXANDRE VIDAL/ FLAMENGO
A necessidade de ajustes, somada aos problemas físicos de peças do setor defensivo, obrigam Renato a exercer mudanças constantes no lado de campo. Em 14 jogos à frente do Flamengo, Portaluppi testou quatro formações diferentes na zaga entre os nomes que têm à disposição. Gustavo Henrique e Léo Pereira é a dupla com mais oportunidades até o momento, com cinco duelos disputados.
A formação com Gustavo Henrique e Léo Pereira foi, inclusive, a primeira testada por Renato Gaúcho – na vitória por 1 a 0 sobre o Defensa y Justicia, pela Libertadores. A dupla se repetiu na goleada por 5 a 0 sobre o Bahia, no segundo compromisso de Portaluppi como técnico do Flamengo.
A sequência de lesões fizeram com que Rodrigo Caio só estivesse à disposição de Renato a partir do dia 21 de julho, quando entrou em campo no jogo de volta da Libertadores, no Mané Garrincha. O Mais Querido garantiu a classificação após superar novamente o Defensa y Justicia, dessa vez por 4 a 1, diante de mais de cinco mil torcedores. O zagueiro, que atuou ao lado de Gustavo Henrique, foi responsável por um dos gols da partida – junsto com Arrascaeta e Vitinho.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
A goleada por 5 a 1 sobre o São Paulo, no Maracanã, foi o último compromisso de Rodrigo Caio com Renato – antes de se lesionar novamente. Na ocasião, Portaluppi repetiu a dupla da vitória na Libertadores e foi a campo com Gustavo Henrique ao lado do Xerife rubro-negro.
Gustavo Henrique, que por sinal, é quem mais recebeu oportunidades com Portaluppi. Atuou duas vezes ao lado de Bruno Viana; cinco com Léo Pereira e duas com Rodrigo Caio. Ao todo, sofreu oito gols entre todas formações já utilizadas por Renato.
DUPLAS DE ZAGA UTILIZADAS POR RENATO
- 5 jogos: Gustavo Henrique e Léo Pereira
- 4 jogos: Bruno Viana e Léo Pereira
- 2 jogos: Gustavo Henrique e Rodrigo Caio
- 2 jogos: Bruno Viana e Gustavo Henrique
A tendência é que Renato Gaúcho tenha todas peças à disposição no próximo domingo (12), contra o Palmeiras, pela 20ª rodada do Brasileirão. Rodrigo Caio retornou aos treinos junto ao grupo e pode pintar como novidade no reencontro marcado para ocorrer no Allianz Parque, em São Paulo.