FOTO: DIVULGAÇÃO
Neste momento, o Mundial de Clubes da FIFA 2021 está sem um local para ser realizado. Após diversos problemas com a pandemia da Covid-19, especialmente nas Olimpíadas, o Japão desistiu de sediar a competição. Dessa forma, a entidade analisa outras opções, e o Rio de Janeiro aparece como opção. Em entrevista a Rádio Bandnews, o Secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, informou que o a Cidade Maravilhosa já se movimenta nos bastidores.
– A gente acredita que a volta do público com os protocolos sendo seguidos, como o próprio secretário de saúde Daniel Soranz acompanhou, com responsabilidade, é possível voltar de forma ordeira. Não tenho dúvidas de que a estratégiaa estabelecida pelo prefeito Eduardo Paes e pela Prefeitura, é de retorno responsável não só do Maracanã, como do Engenhão também – disse, antes de completar:
– E o Rio de Janeiro (fica) aberto para trazer novos eventos esportivos para a cidade. Estampos iniciando as discussões para que a final do Mundial de Clubes possa ser no Rio, à medida que Tóquio abriu mão. Estamos nos movimentando junto ao Flamengo (administrador do Maracanã), à CBF, e também junto à Fifa para que a cidade possa concorrer a sediar a final – finalizou.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Apesar do interesse em sediar o Mundial de Clubes, o Rio de Janeiro terá a concorrência de outros locais. Inclusive, as sedes em questão já receberam o torneio recentemente, como Doha (Catar) e Rabat (Marrocos). Vale lembrar que a última vez que a Cidade Maravilhosa recepcionou a competição foi em 2000, na primeira oportunidade que foi organizado pela FIFA.
Espero que todos estejam cientes de que, caso o evento ocorra no Brasil, o campeão brasileiro também terá vaga no mundial. Então não adianta dizer depois que não valeu.
Herbert tem razão, e por isso mesmo sou contra mundial em sede na América ou Europa. O legal do mundial ser nos Emirados ou no Japão era adicionar um participante e influenciar positivamente no futebol local, mas sem ferir a meritocracia do torneio. Se você traz o mundial pro Brasil ou pra qualquer outro país que o campeão nacional seja um real postulante ao título, seria justo com os outros participantes que precisaram vencer torneios continentais pra conseguir a vaga? Eu acredito que não.