FOTO: MARCELO CORTES/FLAMENGO
Embalado pela força da Maior Torcida do Mundo, o Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, no primeiro jogo a semifinal da Copa Libertadores, e conquistou boa vantagem para o duelo decisivo. E um dos destaques do time foi Andreas Pereira. O camisa 18 iniciou o confronto como segundo volante, mas depois foi colocado como meia, atuando ao lado de Thiago Maia. Ao final do duelo, Renato Gaúcho explicou o porquê da mudança na função do jogador.
– Não gosto de improvisar, sempre falo isso para vocês. Uma coisa é improvisar tendo jogadores da posição, outra coisa é você não tendo jogadores da posição. Temos o Arrascaeta, que infelizmente está entregue ao departamento medico. O Vitinho até ia bem na partida, mas estávamos perdendo o meio, então eu coloquei ele (Andreas) de um lado, o Thiago do outro, segurando um pouquinho o Arão -, disse, antes de prosseguir:
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
– Eu falei que não gosto de improvisar, mas falei que tem jogos e jogos. Assim como o próprio Pedro junto com o Gabigol. Assim como o Andreas, de vez em quando, vai ser colocado na meia. O treinador tem esse direito, tem a leitura da partida e procura fazer o melhor para a equipe… São jogadores com características, que sabem jogar em mais de uma posição, e isso ajuda bastante o treinador -, concluiu.
Andreas Pereira é um meia de origem, como um verdadeiro camisa 10, mas disse a Renato Gaúcho que gostaria de atuar como segundo volante, posição na qual vem sendo escalado nas últimas partidas. E no jogo desta quarta (22), pela primeira vez o camisa 18 jogou ao lado de Thiago Maia, uma escalação que era, inclusive, desejada pelos rubro-negros.
Com Andreas à disposição, o Flamengo volta a campo no próximo domingo (26), para enfrentar o América-MG, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar no Independência, às 11h (horário de Brasília), e você poderá torcer pelo Mengo com o Coluna do Fla e a transmissão mais rubro-negra da internet.
VEJA AS REAÇÕES AOS GOLS DO FLAMENGO:
Renato, sua escalação equivocada com Vitinho, que não volta para recompor, como meia, quase nos custou a classificação ontem. Se o Barcelona tivesse feito um ou dois gols no primeiro tempo porque a equipe equatoriana dominou o meio e teve chances claras de marcar, ela entraria em campo em Guaiaquil precisando de 1 a 0 ou 0 a 0 e poderia nos eliminar, como fez com o Flu. Quando o Thiago Maia entrou e o Andreas foi adiantado, o Mengão só não fez mais gols porque Bruno Henrique cansou.
Time muito bom, se bobear, já era. Eu acho que mais uma vez o Renato não soube mexer no time, e também demorou. Errou em tirar o Vitinho, em demorar a botar o Matheuzinho. E principalmente, não tirar a garça Gabi. O BÁSICO NO FUTEBOL: TÁ MAL?, TIRA! Independente de nome. Com raríssimas exceções, como um Zico, tem q tirar qdo estiver mal. Renato, a Gabi tem visto o seu “dvd”?… Entranho nunca sair do time… Eu acho q a melhor formação do time no meio deveria ter sido: Arão, Diego e Andreas; mais consistência, preenchimento e pegada, além de criatividade, chutes certeiros e lançamentos p parte do Andréas. O Vitinho entra bem qdo há mais espaços, no caso no seg tempo. Tanto q qdo ele saiu nossas chances de gol diminuíram. RENATÃO, cuidado, vc aos poucos está virando um novo Rogério Ceni, nas horas de escalar e de mexer.
RENATÃO, no meio tem que manter o Arão e o Diego Ribas, a frente o ARRASCA ou o Andreas, certo? O Thiago Maia é bom, mas falta lhe mais regularidade, eu acho que ele tem q entrar mais p segurar o jogo, qdo necessário, c opção de lançamentos. O Vitinho é bom nos contra ataques qdo houver mais espaços. E o islã qdo estiver c a língua de fora ou c má vontade tem q entrar logo o Matheuzinho q é muito mais tudo do q ele. É muito injusto o contrário assim como não tirar o Gabi, mal, e botar o Pedro. O time e o técnico não pode ser refém desse v..inho.
Meu amorrr, vc não entende nada futebol. Quem errou muitos passes como sempre foi o ER7. Esse sempre precisará ver o jogo um pouco do banco, de vez em quando, p cair na real e jogar mais p o time. O Andreas ainda está se adaptando. Vai chegar uma hora q vai acertar os passes ou o companheiro até de olhos fechados. Enten deu?
Eita, situação difícil que vive o treinador! O Vitinho tem boas participações para gols, mas peca na recomposição defensiva; o Éverton Ribeiro é constantemente criticado pelos passes errados, mas fecha aquele lado direito e de quebra, está voando na seleção; o Isla é um “péssimo lateral”, mas também se destaca na sua seleção e vimos a torcida clamar pelo seu nome. Nem vou falar do Diego, que constantemente é criticado por ser velho e está em forma, atuando ligado durante os 90min!