Sem ‘mecenato’, Flamengo arrecada cinco vezes mais que o Atlético-MG no primeiro semestre de 2021

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO / FLAMENGO

Donos dos maiores investimentos o futebol brasileiro, Flamengo e Atlético-MG se enfrentam neste sábado (30), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes protagonizam a considerada ‘final antecipada’ da competição, no entanto, a comparação vai muito além das quatro linhas e, neste momento, o Rubro-Negro leva ampla vantagem.

Ambos os clubes realizaram investimentos milionários para a contratação de reforços nas últimas duas temporadas. Entretanto, cabe destacar que a capacidade de arrecadação de Flamengo e Atlético-MG é muito diferente. No primeiro semestre de 2021, por exemplo, o Rubro-Negro somou cinco vezes mais do que o faturamento do clube mineiro. Enquanto os cariocas arrecadaram R$ 365 milhões, o time de Minas registrou apenas R$ 72 milhões em receitas.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Estes valores incluem: direitos de transmissão, patrocínios, associações e transferências de jogadores. Os números foram divulgados primeiramente pelo jornalista Rodrigo Capelo. Além disso, é preciso destacar que o Atlético-MG conta com o patrimônio de um mecenas para ter dinheiro, sendo assim, é preciso elevar a arrecadação para se tornar sustentável, nível já atingido pelo Flamengo nos últimos anos.

Em entrevista ao Globo Esporte, Cesar Grafietti, economista que lidera o estudo do Itaú BRA sobre as finanças do futebol brasileiro, fez uma pequena comparação entre o momento financeiro do  Flamengo e do Atlético-MG: “Os dois estão em fases diferentes de desenvolvimento. O Flamengo tem um projeto que já deu certo. Pode desandar, mas já deu certo. O Atlético-MG está em um projeto que conta com mecenas, que carrega dívida muito grande, mas que tem ativos não ligados a futebol para ajudar a pagar essa conta. Só vai dar para comparar os dois quando os projetos forem finalizados”.

Compartilhe com os amigos

Veja também