Jornalista aponta marco em final entre Flamengo e Palmeiras: “Novo tempo no futebol”

Especialista acredita que nova decisão de Libertadores entre brasileiros pode redefinir percepções no futebol Sul-Americano


Faltam pouco mais de 24 horas para esta decisão tão aguardada de Libertadores entre Flamengo e Palmeiras. A final desta edição coloca frente a frente os dois últimos campeões do torneio e rivais diretos na briga pelo protagonismo nacional desde 2016. Para o jornalista Carlos Eduardo Mansur, o encontro entre brasileiros nesta etapa da Copa é o simbolismo de um novo tempo no futebol sul-americano.

É impossível olhar para este Flamengo e Palmeiras, o encontro do campeão de 2019 com o de 2020, valendo o título de 2021, e não pensar se estamos diante da mais concreta demonstração de um novo tempo. É como se esta final nos despertasse para o fato de que vamos mergulhando numa era que redefinirá a percepção sobre o mais importante torneio de clubes do continente. Antes uma oportunidade que atravessava uma vez a vida de gerações de torcedores, a Libertadores tem o potencial de se transformar, na conjuntura econômica atual do futebol, numa espécie de rotina para a nova, rica e cada vez mais exclusiva elite de clubes brasileiros.

O Flamengo, finalista pela segunda vez em três anos, jogou em 2021 a sua quinta Libertadores seguida e fará a sexta em 2022, com pouquíssimos motivos para imaginar uma ausência num futuro próximo. Oito de suas 18 presenças no torneio terão ocorrido entre 2012 e 2022. Os dois não farão todas as finais, é óbvio. Mas, na conjuntura atual, será difícil não vê-los todo ano na disputa -, analisou durante seu blog no GE.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Por fim, o jornalista reforça: “Não se trata de prever que uma decisão de Libertadores perderá, em algum momento da história, o seu caráter solene, a expectativa do que se convencionou chamar de “Glória Eterna”. O que muda é a percepção em torno do campeonato”.

Flamengo e Palmeiras disputam a segunda decisão desta temporada. Na primeira, o Mais Querido, em uma virada histórica nos pênaltis, levou a melhor e sagrou-se bicampeão da Supercopa do Brasil. Agora, vão a campo pela Glória Eterna neste sábado (27), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu.

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Presidente do Santos convida Landim para assumir comando do time paulista

Marcelo Teixeira, presidente do Santos, quer que Rodolfo Landim seja o próximo mandatário do clube…

28/11/2024

CEO de banco rebate Flamengo após ser recusado como fiador do Corinthians em transferência de Hugo Souza

Corinthians usou parceiros para pagar 800 mil euros (R$ 4,8 milhões) ao Flamengo por Hugo…

28/11/2024

Flamengo busca contratação de atacante do Cuiabá para 2025

Flamengo já começa a pensar no planejamento da equipe para a temporada 2025 A temporada…

28/11/2024

Ex-Flamengo é anunciado por time da Série D

Gabriel Bernard surgiu na base do Flamengo em 2017 A temporada do futebol brasileiro está…

28/11/2024

Gerson manda recado para torcedores do Flamengo nas redes sociais

Após um início de temporada abaixo do esperado, Gerson deu a volta por cima e…

28/11/2024

Perfil da Copa do Brasil relembra título do Flamengo de 2013: “Festa mais que especial”

Flamengo derrotou o Athletico-PR na final de 2013 O Flamengo ficou com o título da…

28/11/2024