Maior ídolo do Fla, Zico escreveu uma carta ao The Players Tribune para falar sobre os 40 anos do título histórico
Nesta segunda-feira (13), o Flamengo comemora 40 anos do título Mundial de 1981, quando venceu o Liverpool, por 3 a 0, em Tóquio. Para celebrar a data, o maior ídolo da história do clube, Zico, escreveu uma carta ao The Players Tribune. No texto, além de mencionar a Libertadores, que garantiu o Mengo na decisão do mundo, o Galinho de Quintino destacou a pouca valorização das competições até o Fla levantar os canecos.
“A importância do Flamengo? Antes de 1980, ninguém ligava para Brasileiro. Antes de 1981, ninguém ligava para Libertadores e muito menos para Mundial. Foi o Flamengo ganhar e as coisas mudaram”, disse, em carta ao The Players Tribune.
Além disso, Zico também rebateu as declarações que tentam minimizar a conquista do mundial e destacou a preparação para o confronto, que terminou com a histórica vitória rubro-negra.
– A gente teve a sorte de ter tido o Coutinho, que tinha um assistente, o Jairo Santos, que, por sua vez, documentou todos os times da Europa. Quando eu digo todos, é todos mesmo! Ele sabia como jogavam alguns clubes europeus que eu nem tinha noção que existiam. Quando o Coutinho saiu, ele deu todo aquele material pro Carpegiani, que tinha virado técnico no começo do ano. A gente já sabia como o Liverpool jogava, a linha de impedimento, a linha de quatro… Nós não deixamos de jogar o nosso jogo, mas nos aproveitamos de algumas situações -, concluiu.
Depois de 1981, o Mengo teve a oportunidade de repetir o feito em 2019. No entanto, diante do mesmo Liverpool, o Fla não conseguiu impor seu jogo e acabou derrotado por 1 a 0, na prorrogação. O gol do duelo foi marcado pelo atacante Roberto Firmino.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!