Analisando o depoimento do técnico Carlos Carvalhal, sobre a importância da família para definir o futuro da carreira, e a decisão tomada pelo Jorge Jesus, somando ao fato de que estou vivendo em Portugal, posso definir a cultura e o pensamento que os brasileiros às vezes podem não entender.
Aqui existe uma força da família muito grande. É comum que as pessoas mantenham essa união entre seus núcleos, tanto que essa tradição se observa não apenas na cultura e na história, mas também se explica com o frio. Neste período, é muito comum ficar mais tempo dentro de casa junto com seus entes queridos.
A questão financeira também é interessante de ser observada. Culturalmente falando, não existe na personalidade do português sentimentos como ganância e vaidade da mesma maneira. Isso tem relação com a ansiedade e questões sociais que são diferentes em ambos os países. Já com relação àqueles que saíram de seu país para fora, estes tinham o desejo de ganharem fortunas e por isso partiram para outras nações.
Aqueles que ficaram em terras lusitanas são fruto de uma cultura baseada no bem-estar. Basta observar como as casas são grandes e confortáveis. As pessoas, em geral, nutrem o desejo de preferirem os passeios em família, principalmente em parques de natureza. Isso revela os tipos de escolhas e os privilégios que eles querem para suas vidas.
Como disse, a questão financeira não é o único determinante para um português escolher seu caminho profissional. E isso fica bem claro quando se observa a manifestação de Carvalhal e no que foi baseada a decisão de Jorge Jesus ao voltar para Portugal. Além desse contexto, os lusitanos também temem muita pela insegurança existente no Brasil.
A razão disso é que, como o país recebe muitos brasileiros, eles vêm para cá dizendo que o principal problema do Brasil é a violência. Logo, os portugueses pensam que estão diante de um país extremamente violento e arriscado para se viver, o que nem sempre se aplica na prática, mas gera o receio. Isso certamente pesa na decisão de contratar um técnico estrangeiro, principalmente se ele for português.
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…