Equipes se enfrentaram na decisão do Carioca de 2010 e o Botafogo levou a melhor diante do Rubro-Negro
Flamengo e Botafogo historicamente protagonizaram duelos marcantes. Um deles, em 2010, na final do Campeonato Carioca – a quarta decisão seguida entre as equipes. Diferentemente dos anos anteriores, o Mengo não conseguiu levar a melhor e foi derrotado por 2 a 1. O gol que deu o título ao Alvinegro foi de Loco Abreu, de cavadinha. Em entrevista ao Charla Podcast, o atacante uruguaio relembrou o confronto e disse que a forma como bateu o pênalti foi uma estratégia.
– Mas quando vi que estava 1 a 1 e iria ira pra passar à frente, para ser o 2 a 1, naquele palco (Maracanã)… eu falei: ‘Acho que a cavadinha do pênalti vai ser a melhor forma’, né? De enganar ele (goleiro Bruno), né? Porque ele tinha aquela forma de não pular, ele ia caminhando pro lado, passo curto pra ganhar metro pra depois pular – , disse, antes de completar:
– A gente sabia que era importante fazer aquele 2 a 1. Ir para os pênaltis de novo contra o Flamengo, aquela de ‘vamos perder na decisão por pênaltis de novo’. Então, depois do segundo gol, o Flamengo precisaria sair mais. E a gente ficaria mais fechados, como gostávamos -, finalizou.
Os “pênaltis de novo” mencionados pelo atacante são em referência aos anos de 2007 e 2009, em que as duas equipes chegaram em sequência na decisão e, nas disputas, o Mengo levou os títulos. Em 2008, o Fla também ficou com o caneco, mas venceu no tempo normal.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!