Paulo Sousa estuda esquema com três zagueiros e pode mudar formação na estreia

Compartilhe com os amigos

Com time repleto de desfalques, uma das opções táticas do treinador é usar o Rubro-Negro com três defensores

Até o momento, a ‘Era Paulo Sousa’ está apenas em pré-temporada, mas o momento da estreia está cada vez mais próximo. O técnico, que pediu para adiantar o calendário e já vai comandar a equipe profissional contra o Boavista, estudou uma nova formação tática: com três zagueiros.

Nos últimos treinamentos, Paulo Sousa precisou lidar com muitos desfalques, sejam por convocações ou infecções por Covid e, por isso, estudou alterar a formação do Flamengo. Para a vaga de goleiro, o desenho manteve as três opções do elenco: Diego Alves, Hugo e Matheus Cunha.

No esboço, o treinador utilizou David Luiz como zagueiro central, tendo Noga e Gustavo Henrique como opções pela direita, e Léo Pereira e Cleiton pela esquerda. Na linha de quatro central, Rodinei e Matheuzinho disputam o lado direito, com Lázaro correndo por fora. No meio, Andreas e Arão brigam por uma vaga, enquanto João Gomes e Thiago Maia concorrem à outra.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


O lado esquerdo é o grande ponto de interrogação. Isso porque, no desenho, aparecem Renê e Michael. No entanto, vale lembrar que Filipe Luís estava afastado por Covid-19, e o Micha não faz mais parte do elenco, visto que foi negociado com o Al-Hilal. Na linha de três ofensiva, aparecem Diego Ribas pela direita, Bruno Henrique e Matheus França como opções pela esquerda, e Pedro centralizado.

Foto: Raisa Simplicio

Vale destacar que, no desenho feito por Paulo Sousa, não constam os jogadores convocados: Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabigol e Isla, que servem às suas respectivas lesões. Além disso, como citado anteriormente, Filipe Luís, que estava com Covid, também não aparece no campinho.

Apesar do esboço, Paulo Sousa ainda não deu pistas concretas sobre como pretende escalar o Flamengo para enfrentar o Boavista, na próxima quarta-feira (02). O time deve ser decidido nos treinamentos desta semana, dias antes do duelo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • *(em qde)

  • Diego mais atrás rende muito mais, dá FORÇA!, e perto da área… quase não rende, falta lhe o q sobra em Andreas, q é o contrário dele, embora eu aprove os 2 como jogadores de qualidade. Thiago também dá branco próx a gde área, seu forte é mais atrás p visão de jogo e pelos lançamentos rápidos; Andréas também tem boa visão, mas foi fraco no corpo a corpo, qdo tinha que apertar. Eu acho que o time teria q entrar num esboço mais simples, até conhecido, porém com muitos recursos p poder mudar o jogo durante, em curso, c jogadores trocando de posição p confundir os outros. Futebol moderno p mim tem q ser dos técnicos máis rápidos espertos, competentes. Essas mudanças do PS, na minha visão, deverão embaralhar ainda mais o q já estava confuso, com ele chegando agora. Ele pediu inicialmente pelo menos 7 semanas de treinos p estrear (!!! tá doido? Isso aqui é Flamengo!); isso tá parecendo confusão dele entre onde ele estava e onde está agora. Tanto q acabou mudando, p 3 , e agora…, já antecipou mais uma semana… Algo confuso, “adaptação c o fuso horário?…” Na vde, esqueceram que atrás deles, ou melhor, em cima, tem mais de 1 MILHÃO de pessoas torcendo (apertando) tanto a favor como CONTRA? Aqui não é p começar do zero. Tem q ter jogo de cintura, ter estudado todos os livros sobre o futebol e, principalmente, ter jogado muito (em que), e comandado diversas situações, de fato, como técnico. Tem q ser cascudo… Alguém falou de outro português? Pelo jeito, será muito difícil, já q A TORCIDA não está tão paciente principalmente por certas coisas, ilogicas, que tem acontecido ultimamente. Jogador nenhum joga com nome, sempre dependerá dos técnicos. Faz parte do princípio. Vamos ver quem vai crescer, ou quem vai render menos em campo… Vamos observar o TERMÔMETRO, indicador. O Renato entrou e deu ânimo bem grde a todos, q fez c q o time voasse logo de cara. Isso, porque ele fez apenas alguns ajustes, sendo q ele já era do BR, conhecia tudo de Flamengo, principalmente dos jogadores. Pra mim, começou mudar tudo em poucos dias, nem meses…, irá aumentar ainda mais o fogo a energia q aqueceu nosso clube. Daí pra frente, já c os contratados, com as mudanças já todas implementadas, de onde PS irá tirar mais coelhos de sua cartola? Brasil não pode ser visto como Europa. Tem q caminhar p lá, mas p isso, precisaríamos no mínimo de mais uns 2 anos, após a copa, o Tite… Uma pena q os que vieram de fora, após o primeiro, não deram certo, já q quem se deu bem mesmo ano passado foi o velho cuca. Que por sinal leva o apelido não p acaso. Bem, o resto, só ver p crer.

  • Vocês ainda estão presos à formação. Formação e esquema tático são duas coisas diferentes. Formação é apenas como o time vai entrar posicionado em campo e o plano tático é como eles vão se comportar a depender do jogo e da situação. Claramente neste esquema (que não é atual pq o Micha ainda está ai e o Marinho não) os alas podem fazer 3 funções a depender do jogo. Os volantes podem tanto serem mais ofensivos ou defensivos e podem revesar como primeiro e segundo homem. Eu gostei! Me lembra a Fiorentina, melhor trabalho do PS que colocou a poderosa Juve na roda e mesmo sem ter ganho nada. É um time dinamico onde só quem tem cadeira cativa pela foto é o Pedro e o Diego por conta dos desfalques o resto é bem dinâmico

  • Quem vaza essas coisas pra imprensa?
    Coluna mais uma vez prestando.um desserviço ao Fla

  • Paulo, você esteve equivocado em pelo menos uns dois ou três detalhes comentados:

    1- quem consta na foto ao lado do BH não é MARINHO (Esse “campinho” obviamente foi feito bem antes de Marinho chegar…prova disso é o MICHAEL como opção na ALA ESQUERDA)
    quem está do lado de BH é na verdade MATHEUS FRANÇA;
    2- LÁZARO não estaria disputando vaga na LATERAL pois NÃO HÁ LATERAIS nessa formação…ele estaria atuando como um ALA ou um MEIA DIREITA.
    3- Arão SEMPRE foi o volante de marcação do FLA, ele só era criticado ANTES de JJ…depois disso ele passou a jogar bem NESSA POSIÇÃO MESMO. E um adendo…. nessa formação, ele e Thiago Mais, (no caso de ambos jogarem juntos) iriam atuar lado a lado…cada um cobrindo as subidas dos meias/alas, conforme fosse necessário. portanto pode esquecer aquelas subidas dos volantes, pois isso dificilmente irá acontecer. Nessa formação, a composição defensiva em frente à zaga é CRUSCIAL é não é atoa que o PAULO SOUZA diz tanto que a VOLANCIA é importante pro seu esquema….se subirem, deixam a zaga desguarnecida, pois não temos LATERAIS.

    Acredito que possa dar certo, pois quando atacamos, atacamos com 5 (2 alas, 2 meias e o centroavante) e na reposição já temos também 5 (2 volantes e 2 zagueiros e o LÍBERO), sem a necessidade daquele sobe e desce desgastante pra recompor às pressas. Estou ansioso pra ver essa estratégia em funcionamento!
    Vamos ter calma e deixar o cara trabalhar, afinal, foi pra isso que ele veio….pra termos VARIEDADE TÁTICA! SRN!

  • Há tempos venho defendendo a adoção de um esquema que utiliza 3 defensores, como o 3-5-2 ou o 3-4-3, para tornar o time mais bem defendido e transformar os laterais em alas. No entanto, acredito que o primeiro volante (Willian Arão) seria o nome ideal para compor o terceiro defensor do time (com Thiago Maia e João Gomes como suplentes), deixando as duas vagas do meio para Éverton, Arrascaeta, Andreas e Diego disputarem! Por isto, é de extrema importância para a diretoria ter mais uma opção (segura) de zagueiro!

  • Que faça essa catástrofe logo no primeiro jogo e corrija as merdas depois disso. Se for como está ai na imagem, Marinho é deslocado de sua posição (mesma de E. Ribeiro), para ir disputar vaga com B. Henrique na esquerda. Enquanto D. Ribas entra no lugar de E. Ribeiro. Arão vai voltar à posição em que era tão criticado pela torcida (segundo volante), pra disputar com A. Pereira, enquanto T. Maia (que atuou bem de segundo volante) disputará vaga com o Pit Bull para primeiro volante… Três zagueiros e, Lázaro, disputa vaga com os laterais…
    Sinceramente, estou muito curioso pra ver isso. Kkkkkkk

  • Meus Deus… Só nos resta torcer, acreditar e aguardar.

  • Flamengo nao tem time pra jogsr nos 3-5-2 e nem 3-4-3, esperar pra ver o que vai acontecer.

  • Não acredito nesse esquema com 3 zagueiros, mas deixemos o cara trabalhar, só espero que se não der certo ele não seja teimoso em insistir.

  • Só acho que esse tipo de informação, dá munição ao adversário, tem que descobrir quem é esse X-9 dentro do mengao.
    Deve ser o mesm9 que vazava as escalaçoes.

Comentários não são permitidos.