Rubro-Negro sofre ao longo das temporadas com inúmeras ausências de atletas chamados pelas Seleções
O assunto é recorrente: desfalques do Flamengo por conta de convocações. Isso sempre vira tema central dos noticiários, pois o Rubro-Negro investe pesado no plantel, qualificando-o, mas disputa boa parte das competições com inúmeros reservas, afinal, os titulares estão com as respectivas Seleções. Para Marcos Braz, a situação é difícil de resolver.
Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz concedeu coletiva após a apresentação de Pablo, na última quinta-feira (17). Questionado sobre o assunto, o dirigente rubro-negro se estendeu um pouco mais, justificando as inúmeras situações que envolvem o tema, mas revelou que o problema não tem uma solução, tendo em vista que o calendário do futebol brasileiro não deve sofrer mudanças consideráveis.
— A partir do momento que você tem jogadores que são analisados pela comissão da Seleção, é sinal de que os jogadores e a diretoria foram bem nas contratações. Todo mundo fica muito feliz quando um jogador do Flamengo é convocado. No entanto, por um problema de calendário, não se param os Campeonatos. É difícil falar, porque se você se posiciona contrário à Seleção, você se mostra contrário ao patrimônio do Flamengo -, disse o dirigente, que prosseguiu:
— Até a parte da cabeça do jogador: ‘Será que eu estou indo e deixando meus companheiros na mão?’. Então vamos tentar remediar isso, o Flamengo sempre que pode faz pedidos para que tenham ajustes nos calendários para que se tenham pena mínima. Não tem jeito, quando existe uma convocação, o jogador perde a condição de jogo. Não liberar, bater na mesa, tudo tem um limite e temos que respeitar. Enquanto isso não for resolvido, o Flamengo terá mais problemas. São jogadores de Uruguai e Chile que são convocados. São brasileiros que tem condição que serem chamados. O Pablo mesmo falou que tenta chegar lá novamente. A cada ano, o Flamengo será ainda mais prejudicado. Não tem como resolver -, disse.
Atualmente, o Flamengo perdeu somente dois jogadores por conta de convocações: De Arrascaeta, do Uruguai, e Maurício Isla, do Chile, que se apresentam na segunda-feira (21) e retornam ao Fla somente dia 30. Ambos disputarão as duas rodadas finais das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar. Gabriel Barbosa e Everton Ribeiro não foram chamados por Tite para a Seleção Brasileira, pois o técnico está fazendo testes com outros atletas, já que a Canarinho está classificada para o Mundial, que será disputado entre novembro e dezembro deste ano.