Dirigentes de clubes das Séries A e B ouviram proposta do mandatário de pautas utilizadas na Europa
Nesta terça-feira (15), dirigentes de clubes das primeiras divisões do futebol brasileiro se reuniram com Javier Tebas, presidente do Campeonato Espanhol. A pauta da reunião foi a criação de uma Liga Brasileira, conforme vem acontecendo desde o ano passado. Nela, o mandatário mostrou uma proposta de organização baseada nos moldes de grandes torneios europeus. O encontro também contou com representantes da XP Investimentos e Alvarez & Marsal.
Em sua apresentação, Javier Tebas detalhou os processos utilizados na Europa, especialmente na parte de divisão dos lucros ao final da competição. Vale destacar, ainda, que havia expectativa pela presença de um investidor que tentaria comprar 25% da Liga Brasileira, mas isso não aconteceu. Além disso, dos grandes clubes do futebol nacional, apenas o Palmeiras não compareceu e não deu justificativa pela ausência.
CONFIRA A DIVISÃO PROPOSTA:
- 50% igualitariamente;
- 25% de acordo com a performance;
- 25% de acordo com exposição e audiência (incluindo ocupação de estádios)
É importante frisar que, ainda na proposta do mandatário de ‘La Liga’, os direitos internacionais de transmissão também seriam divididos igualmente aos clubes. Tebas, inclusive, divulgou um comunicado à imprensa, a fim de esclarecer sobre todas as situações da reunião. Nele, o presidente explicita que o Campeonato Espanhol não participará da parte financeira do projeto e focará em cuidar do modelo de gestão.
VEJA O COMUNICADO:
“Na La Liga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira.”
Com a reunião em pauta, já é possível afirmar que as negociações pela criação da Liga Brasileira estão avançadas. Na última semana, inclusive, os clubes tiveram reunião com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para discutir o futuro do projeto. Nela, as equipes aceitaram manter o peso dos votos nas futuras eleições da entidade. Em troca, os times receberam promessas de apoio do órgão no para a criação do novo modelo.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Com propostas na mesa, os clubes devem analisar as ‘três frentes’ que desejam se beneficiar com a criação do projeto. Além de ‘La Liga’, as equipes brasileiras ainda possuem propostas da Codajas Sports Kapital, associada ao BTG. A empresa havia saído na frente e conseguido assinaturas de times para a modelo, mas a parte financeira brecou a negociação. Além deles, há liderado pela LiveMode e a 1190, que ainda não tem conversas avançadas com dirigentes.