VARmengo? Vasco tem mais pênaltis a favor em retrospecto recente do Clássico dos Milhões

Derrotado pela segunda vez consecutiva, os cruzmaltinos reclamaram novamente da atuação do árbitro de vídeo contra o Mengo

Por: Ana Beatriz Zayat

Com pênalti convertido de Gabigol, o Flamengo venceu o Vasco e saiu na frente nos primeiros 90 minutos da semifinal do Cariocão 2022. Os cruzmaltinos, contudo, não engoliram a derrota pelo placar mínimo e alegaram ‘favorecimento’ do VAR no lance da penalidade. O vascaíno Leo Matos foi um dos que reclamaram sobre a sequência de erros do árbitro de vídeo em Clássicos dos Milhões. O que ele não sabe é que nos últimos quatro anos, o Alvinegro supera o número de penal em relação ao Rubro-Negro.

Fazendo um recorte desde a temporada que a base do atual elenco rubro-negro foi formada, em 2019, foram sete pênaltis em 12 Clássicos dos Milhões. Desse total, quatro são a favor dos vascaínos e três dos flamenguistas. Inclusive, o Vasco teve uma penalidade marcada logo no primeiro confronto entre as equipes – nesse período mencionado. O duelo ocorreu no dia 09 de março e terminou 1×1, com gol de Arrascaeta para o Mengo e Maxi López, de penal, nos acréscimos.

As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!

No quinto Clássico dos Milhões de 2019, no dia 17 de agosto, o Vasco teve dois pênaltis a favor na mesma partida – ambos defendidos por Diego Alves, no Mané Garrincha, em Brasília. Naquela ocasião, o Flamengo goleou o arquirrival por 4 a 1, inclusive com uma penalidade bem cobrada por De Arrascaeta, aos 83 minutos. Além do craque uruguaio, Bruno Henrique, aos 42, Gabigol, aos 51 e 61, também contribuíram para o placar elástico.

No jogo seguinte, no emblemático empate por 4 a 4, esse no Maracanã, o Vasco pontuou graças ao pênalti convertido por Yago Pikachu, aos 38 – quatro minutos depois do gol de Marrony. O Alvinegro precisava correr atrás do placar, visto que Everton Ribeiro foi quem abriu o marcador logo nos primeiros 60 segundos de clássico. Bruno Henrique e Danilo Barcelos, contra, balançaram as redes do lado rubro-negro, enquanto Marcos Antônio e Ribamar fecharam a contagem vascaína.

Gabigol levou mais de um ano para converter o primeiro pênalti diante do Vasco, em Clássico dos Milhões, no dia 04 de fevereiro de 2021. O Flamengo venceu o compromisso pelo Brasileirão com Gabriel Barbosa, aos 48 minutos, e o gol de Bruno Henrique, aos 77.

O camisa 9 só voltou a balançar as redes por pênalti nessa quarta-feira (16), pelo primeiro jogo da semifinal do Cariocão 2022. Ou seja, três confrontos depois. O reencontro entre Flamengo e Vasco, desta vez com mando rubro-negro, acontecerá no domingo (20), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, e vale vaga na finalíssima do torneio. O Mais Querido luta pelo primeiro tetracampeonato da história.

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Jorge Jesus perde pela 1ª vez no Campeonato Saudita em dia de comemoração da Libertadores do Fla

Com boas lembranças do dia 23 de novembro com o Flamengo, Jorge Jesus terá recordação…

23/11/2024