Coluna do Fla homenageia penta brasileiro do Flamengo com narração histórica de 92; assista

Compartilhe com os amigos

Rubro-Negro derrotou o Botafogo na grande final


Nesta terça-feira (19), o Flamengo completou 30 anos do pentacampeonato Brasileiro, conquistado em 19 de julho de 1992. Naquela edição da Série A, o Fla fez uma boa primeira fase e passou bem pela segunda, mas o melhor ficou guardado para a final, no clássico carioca diante do Botafogo. Depois do atropelo de 3 a 0 da ida, o 2 a 2 da volta só confirmou o troféu para o Mais Querido, no Maracanã de 122.001 torcedores presentes, com direito a golaço de falta do “Maestro” Júnior.

ASSISTA À NARRAÇÃO HISTÓRICA DO COLUNA DO FLA:

RELEMBRE A CAMPANHA DO PENTA RUBRO-NEGRO

Grande parte da geração do Flamengo da década de 80 já havia parado. Uma nova leva de garotos, então, surgiu em 90 para tentar manter o Rubro-Negro no primeiro escalão nacional. Foi aí que apareceram Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho, Junior Baiano, Piá e Nélio como esperança da torcida. Para equilibrar a rodagem, o técnico Carlinhos pediu mais experiência. O goleiro Gilmar Rinaldi, o zagueiro Gottardo, o meia Zinho e o atacante Gaúcho foram chamados, além, é claro, do Maestro Júnior, aos 38 anos de idade.

Com uma equipe equilibrada entre juventude e experiência, o Flamengo avançou e foi ganhando corpo a cada jogo. Na primeira fase, onde os 20 times se enfrentaram entre si em turno único, o Rubro-Negro ficou na quarta posição, tendo 24 pontos (oito vitórias, seis empates e cinco derrotas) — o triunfo valia dois pontos.

Na segunda fase, o Flamengo ficou no Grupo 1, com Vasco, São Paulo e Santos. Então, com jogos de ida e volta, o Rubro-Negro somou sete pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas) e se classificou para a final do Brasileirão. Foi aí que o grande clássico carioca ficou responsável em definir o campeão do Brasil.

Em 12 de julho, o Flamengo atropelou o Botafogo no jogo de ida, com um 3 a 0 arrasador: Júnior, Nélio e Gaúcho marcaram no Maracanã lotado, com 102.547 pessoas presentes. Na volta, em 19 de julho, o Fla seguiu com o ímpeto lá em cima e abriu vantagem com Júnior e Júlio César, mas Pichetti e Valdeir empataram para o Alvinegro. O placar de 2 a 2, também no Maraca, garantiu o pentacampeonato do Mengão, sob 122.001 torcedores.

Compartilhe com os amigos

Veja também