Sob o comando de Dorival, time vem sofrendo menos gols do que com o técnico anterior
Por: Isabela Reis
As últimas duas vitórias do Flamengo, contra o Coritiba, no último sábado (16), e o Atlético-MG, na última quarta-feira (13), reforçam que o time vive um momento defensivo muito mais sólido do que vinha acontecendo com o técnico Paulo Sousa. Desde a chegada de Dorival Júnior, a torcida do Mais Querido vem percebendo mudanças, que ajudaram a reconstruir a confiança que estava perdida e melhorar os resultados nos jogos.
Dorival estreou pelo Flamengo em 11 de junho, contra o Internacional, e em pouco mais de um mês já tem um aproveitamento de 64%, em 11 jogos, sendo sete vitórias. O bom desempenho do treinador também foi essencial para os momentos difíceis nas partidas mais marcantes do Mais Querido no ano, até agora. A goleada por 7 a 1 em cima do Tolima (COL), pela Libertadores, e a vitória por 2 a 0 no Atlético-MG, pela Copa do Brasil, garantiram não só as vagas classificatórias em suas respectivas competições, mas também devolveram à torcida a confiança e a animação com o time.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
O sistema defensivo é um dos destaques da renovação construída por Dorival. A retirada do modelo de três zagueiros, usado por Paulo Sousa, e os rodízios entre as opções da posição vem funcionado, de modo que o Fla sofreu apenas três gols nos últimos sete jogos, sendo um deles contra, na ocasião em que Rodinei marcou a favor do Corinthians, no 1 a 0, pelo Brasileirão.
Com o antigo treinador comandando a equipe, o Flamengo teve 32 confrontos, com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas, e um aproveitamento de aproximadamente 59%. Em relação aos gols sofridos, a média de duelos mostra 0,91, ou seja, quase um tento para os adversário por partida. Paulo Sousa conseguiu manter uma sequência de vitórias por apenas quatro jogos e sofreu 29 gols, fato que não passava segurança para os dirigentes do Rubro-Negro nem para os torcedores, e resultou em sua saída.
Com o setor defensivo mais sólido, o foco do Flamengo está em manter essa sequência positiva de jogos e avançar nas competições. Pelo Campeonato Brasileiro, em que o time tem 24 pontos, o próximo duelo é contra o Juventude, pela 18ª rodada, que acontece na quarta-feira (20), às 20h30 (horário de Brasília), no Mané Garrincha. Na Copa do Brasil, o Mais Querido espera o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para decidir quem será o próximo adversário. E pela Libertadores, o Fla encara o Corinthians, nos dias 2 e 9 de agosto, pela vaga nas semi finais da competição.