De acordo com as mudanças realizadas no guia médico da CBF na quinta-feira (01), o período obrigatório de isolamento para quem testar positivo para a Covid-19, é de dez dias. A contagem começa a partir da data da coleta se o diagnóstico confirmar a infecção.
Desse modo, como Matheus Franca e Fabrício Bruno testaram positivo na segunda-feira (27), o isolamento inicial previsto pelo guia médico da CBF seria até a próxima quarta-feira (06), quando o Flamengo enfrenta o Tolima (COL), pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores.
Ainda segundo o guia médico da CBF, o departamento médico do clube poderá realizar novos testes antígenos ou RT-PCR a partir do sétimo dia depois do ‘positivo’. Ou seja, no caso de Matheus França e Fabrício Bruno, o ‘sétimo dia’ será apenas no domingo (03), um dia após o jogo do Flamengo contra o Santos. Desse modo, os jogadores não podem ficar à disposição do Rubro-Negro mesmo em caso de ‘negativo’ em exames realizados antes do ‘D7’.
“O período obrigatório de isolamento respiratório nos indivíduos com teste positivo para o diagnóstico de Covid-19 é de 10 dias a contar da data da coleta (D1). O departamento médico terá a prerrogativa, às expensas do clube, de realizar o teste pesquisa de antígenos ou teste RT-PCR a partir do sétimo dia (D7), se o indivíduo estiver sem sintomas respiratórios, afebril e sem uso de medicamentos nas últimas 24 horas.
“O clube poderá enviar recurso aos e-mails específicos para cada série ou divisão com os resultados dos testes e atestado médico individual. Para a liberação do atleta, é obrigatório o envio do inquérito epidemiológico e do teste diagnóstico negativo a partir do sétimo dia (D7). Em caso de deferimento do recurso, a liberação ocorrerá na data da coleta do exame negativo (D7)”.
O embate entre Santos e Flamengo acontecerá na Vila Belmiro, a partir das 19h (horário de Brasília) deste sábado (01). A partida da 15ª rodada do Brasileirão terá transmissão do Premiere, no pay-per-view. No entanto, como manda a tradição, o Coluna do Fla comandará a narração mais rubro-negra da internet, na voz de Rafa Penido, no YouTube.
Nathalia Coelho
Ver comentários
Esse prazo de isolamento de 10 dias é a recomendação atual da OMS. A CBF apenas segue a recomendação, ela não elaborou nenhum prazo para o regulamento como a matéria faz parecer.
Ver comentários
Esse prazo de isolamento de 10 dias é a recomendação atual da OMS. A CBF apenas segue a recomendação, ela não elaborou nenhum prazo para o regulamento como a matéria faz parecer.