Quase metade das bolas nas redes foram de próprios companheiros
Por: Pedro Paulo Catonho
A classificação do Flamengo para as quartas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira (13), depende muito do goleiro Santos. Caso o camisa 20 não sofra gols, o Rubro-Negro tem grande chance de passar de fase, já que o ataque do Mengão costuma marcar em quase todos os jogos. Porém, o arqueiro precisa apagar o “fogo amigo” dos colegas de equipe. Em nove partidas disputadas, foram nove bolas na rede, sendo quatro contra.
A última ocorreu no domingo (10), quando Rodinei marcou o gol da vitória do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, o primeiro gol nas próprias metas sob o comando de Dorival Júnior. Os outros três tentos ocorreram na Copa Libertadores, ainda com o técnico Paulo Sousa: Willian Arão, contra o Talleres (ARG), por cobertura; Maurício Isla, no Chile, para a Universidade Católica, e Pablo, no mesmo jogo.
Saiba como lucrar com vitórias do Flamengo!
VEJA TODAS AS PARTIDAS DE SANTOS PELO FLAMENGO E OS GOLS CONTRA
12/04 – Flamengo 3×1 Talleres (ARG)
28/04 – Universidad Católica (CHI) 2×3 Flamengo (gols contra de Isla e Pablo)
01/05 – Altos-PI 1×2 Flamengo
04/05 – Talleres 2×2 Flamengo (gol contra de Willian Arão)
25/06 – Flamengo 3×0 América-MG
29/06 – Tolima (COL) 0x1 Flamengo
02/07 – Santos 1×2 Flamengo
06/07 – Flamengo 7×1 Tolima
10/07 – Corinthians 1×0 Flamengo (gol contra de Rodinei)
Com Paulo Sousa, Santos jogava apenas as Copas do Brasil e Libertadores. Sob o comando do português, ele atuou quatro vezes e seis gols sofridos, até sofrer uma grave lesão muscular, que o tirou dos gramados por quase dois meses. Quando liberado pelo Departamento Médico, já com Dorival, a média de gols sofridos caiu: três em cinco jogos. Inclusive, com a atual comissão técnica não há rodízio e ele tem sido titular absoluto.
A torcida do Flamengo espera que Santos precise apenas defender os chutes de Hulk, Nacho e companhia, sem fogo amigo, na noite desta quarta-feira (13), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Na partida de ida, vitória dos mineiros por 2 a 1. Um triunfo simples do Rubro-Negro no jogo de volta leva a partida para os pênaltis, onde Santos costuma ser decisivo. Porém, para o bem do coração da Nação, o desejo é que o Fla vença por dois gols de diferença (ou mais) para avançar diretamente para as quartas de final.
A equipe vencedora vai ganhar R$ 4 milhões de premiação da Confederação Brasileira de Futebol. No caso do Flamengo, seguirá vivo o sonho do tetracampeonato da competição. A decisão conta com transmissão com imagens da TV Globo (para quase todo Brasil), SporTV e, em áudio, do Coluna do Fla, no canal do Youtube. A equipe do maior site de futebol do Brasil conta com a narração de Rafa Penido, acompanhado do comentarista Tulio Rodrigues e reportagem de Bruno Villafranca e Paula Mattos.