Facebook é multado por comemoração de influencers em gol do Flamengo, contra o Corinthians

Compartilhe com os amigos

‘Torcedores digitais’ e a Rede Social receberam advertências pelo episódio da Libertadores


O jogo do Flamengo contra o Corinthians, da última terça-feira (09), rendeu a classificação do Mais Querido para as semifinais da Libertadores, com o Maracanã lotado de rubro-negros, que vibraram com a vitória. Entretanto, nem todas as comemorações foram bem vistas pela responsável da competição, a Conmebol. Algumas manifestações de alegria pelo gol de Pedro, inclusive, geraram multas.

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, foi multada pelo comportamento dos influenciadores que estavam atrás das traves e se juntaram aos jogadores na hora de comemorar o gol do Flamengo. As atitudes dos profissionais da internet foram consideradas inadequadas pela unidade disciplinar da entidade sul-americana. Um deles era Matheus Nunes da Silva, o ‘Negrete’, que foi punido e não deverá mais estar apto a ficar atrás das redes na atual edição da competição. 

Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo!

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) se revoltou com o caso e publicou uma nota à Conmebol pedindo esclarecimentos. Na carta, a organização se referiu aos influenciadores que geraram o problema como ‘torcedores digitais’ e sugeriu soluções para que o episódio não se repita:

“Temos visto, repetidamente, nos jogos da Copa Conmebol Libertadores, a presença de pessoas no entorno do gramado vestidas com coletes de imprensa da competição como se fossem profissionais trabalhando, e não são. São os chamados torcedores digitais, que, sem temor algum, gravam vídeos abraçando jogadores e comemorando gols, como se estivessem na arquibancada. Ou seja: são torcedores dentro de campo, oficializados pela competição.

Caso essa nova modalidade de torcedores digitais se estabeleça, sugerimos que ela seja normatizada e os convidados sejam identificados com coletes específicos. Precisamos dessa diferenciação para que esses convidados não sejam confundidos com os profissionais de imprensa credenciados.”

Negrete é famoso nas redes sociais por seus conteúdos, que envolvem futebol, e por sempre estar próximo a grandes jogadores. O ‘torcedor digital’ já gravou vídeos com Vinicius Junior, Neymar, Rodrygo, Richarlison, Pedro, entre outros atletas. Assumidamente apaixonado pelo Flamengo, o influenciador também é amigo de Arrascaeta e já apareceu diversas vezes em reuniões na casa do uruguaio. 

Compartilhe com os amigos

Veja também