Mais Querido nunca perdeu na casa dos paranaenses em jogos eliminatórios
Por: Pedro Paulo Catonho
O Flamengo vai até Curitiba para enfrentar o Athletico-PR nesta quarta-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília), pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. No que depender do retrospecto, o torcedor do Mengo tem um motivo especial para acreditar na classificação: em jogos de mata-mata, o Mais Querido nunca foi derrotado na Arena da Baixada. Foram quatro partidas, com duas vitórias e o mesmo número de empates.
VEJA OS MATA-MATAS ENTRE FLAMENGO X ATHLETICO-PR NA ARENA DA BAIXADA
2011: Sul-Americana (primeira fase) – Athletico-PR 0x1 Flamengo
2019: Copa do Brasil (quartas) – Athletico-PR 1×1 Flamengo
2020: Copa do Brasil (oitavas) – Athletico-PR 0x1 Flamengo
2021: Copa do Brasil (semifinal) – Athletico-PR 2×2 Flamengo
O único confronto eliminatório em competições internacionais entre os clubes na Arena da Baixada ocorreu em 2011, na Sul-Americana. Ronaldinho Gaúcho anotou o único gol do jogo, em partida marcada pela primeira vitória do Flamengo na história do estádio. O segundo encontro ocorreu em 2019, estreia de Jorge Jesus no comando da equipe. Léo Pereira, hoje no Fla, abriu o placar para o time da casa. Gabigol empatou, em belo toque de cobertura sobre o goleiro Santos, que também veste o Manto Sagrado atualmente.
A terceira partida de mata-mata na Arena da Baixada ocorreu na Copa do Brasil de 2020, Bruno Henrique fez o gol da vitória do Flamengo em Curitiba. Por fim, no ano passado, as duas equipes terminaram empatadas em 2 a 2. Thiago Maia abriu o placar para o Mengão, os mandantes viraram com Pedro Henrique e Renato Kayzer, mas Pedro, de pênalti, aos 55 minutos do segundo tempo, deu números finais ao confronto.
Importante ressaltar que o Flamengo já enfrentou o Athletico-PR em Curitiba em outros dois mata-matas, mas os jogos não foram na Arena da Baixada, inaugurada apenas em 1999. Na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1983, o Mengão perdeu por 2 a 0, no Couto Pereira, mas saiu classificado por ter vencido por 3 a 0 na ida. Já a primeira final da Copa do Brasil 2013 ocorreu na Vila Capanema (o estádio do time paranaense estava em reforma para a Copa do Mundo de 2014), empate em 1 a 1. O Fla ficou com a taça ao vencer por 2 a 0 no Maracanã.
Na Copa do Brasil 2022, Flamengo e Athletico-PR empataram em 0 a 0 no jogo de ida, no Templo Sagrado, no dia 27 de julho. Em caso de nova igualdade nesta quarta-feira (17), o confronto irá para os pênaltis. Quem vencer encara o classificado de São Paulo e América-MG, na semifinal. Paulistas e mineiros se jogam quinta-feira (18), e o time do Morumbi está em vantagem, já que venceu o primeiro confronto por 1 a 0.
O duelo entre os rubro-negros acontece às 21h30 (horário de Brasília), com exibição da Globo, na TV aberta, SporTV, na TV fechada, e Prime Vídeo, pelo streaming. Porém, a transmissão mais pé-quente da internet é no Coluna do Fla, no Youtube, com narração de Rafa Penido. O ‘brabo’ terá as companhias de Tulio Rodrigues, nos comentários, além de Bruno Villafranca e Paula Mattos, na reportagem.