No momento, há divisão entre dois grupos chamados de ‘Liga Forte Futebol’ e o outro de ‘Libra’
O projeto de uma nova ‘associação’ para o futebol brasileiro segue a todo vapor. No entanto, apesar da ideia inicial ser voltada para unir todos os clubes, agora as chances de haver uma divisão entre dois grupos está bem grande. A distribuição seria entre ‘Liga Forte Futebol’, com um grupo de 25 clubes das Séries A e B, e a ‘Libra’, com 14 equipes.
De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Rodrigo Mattos, do Uol Esporte, a Liga Forte Futebol anunciou que terá a XP como representante para negociar com investidores uma possível venda de parte dos direitos no Campeonato Brasileiro. A Libra, por sua vez, já é representada pelo Banco BTG em conversas com fundos para receber possíveis investimentos.
Desse modo, os dois lados acreditam em uma provável negociação de forma separada para o investimento em uma possível nova liga. No entanto, na realidade, se a negociação dos direitos de TV for separada, é porquê, de fato, não haverá uma associação.
Isso porque, o projeto da liga tinha como um dos objetivos criar um produto único no Brasileiro. Apesar das discordâncias, os dois grupos conversam para tentar chegar a um acordo sobre a divisão de dinheiro das cotas televisivas das Séries A e B para o ano de 2025.
Apesar das conversas, o jornalista Rodrigo Mattos citou, ao menos, três outros impasses que atrapalham a evolução dos seguintes critérios: relação entre clube que mais ganha e o que menos ganha, e as contas para chegar a esse número; período de transição até o número final e a manutenção dos ganhos atuais por clubes que têm garantias de pay-per-view.
Vale lembrar que o Futebol Forte, que tem 25 clubes, é liderado por Fluminense, Internacional e Atlético-MG. Como o grupo ficou incomodado porque a Libra já conversava com investidores sobre a venda de uma fatia da organização, acabou procurando a XP para se juntar aos seus outros consultores.
A Libra (Liga de Clubes Brasileiros), cabe ressaltar, tem os direitos concentrados de Flamengo, Vasco, Botafogo, todos os times paulistas, Grêmio e Cruzeiro. O grupo negocia a possibilidade de a XP atuar separadamente negociando os direitos desses times junto a investidores.