Com pênalti polêmico, Flamengo perde para o Fluminense e se distancia de título no Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Clássico carioca foi repleto de polêmicas no Maracanã


Flamengo e Fluminense se enfrentaram em um clássico quente no Maracanã. Na tarde deste domingo (18), a arbitragem roubou a cena do jogo com pênalti polêmico para o time tricolor, que venceu o Mengão por 2 a 1. Com gols de Ganso e Nathan para a equipe visitante e Gabigol para o Mais Querido, a partida também ficou marcada pelas cinco expulsões.

Com a derrota, o Flamengo perde a invencibilidade de 19 jogos na temporada e também volta a perder depois de dez rodadas (sete vitórias e três empates) no Brasileirão. Além de ver a sequência ser quebrada, o Mengo cai para quarto no Campeonato Brasileiro e fica com 45 pontos. Internacional tem 46, Fluminense com 48 e Palmeiras com 54, que ainda joga neste domingo (18), contra o Juventude. Contudo, o clássico carioca foi “pegado” e “elétrico”.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


PRIMEIRO TEMPO QUENTE

O primeiro tempo no Maracanã começou quente, com os ânimos aflorados. Logo aos seis minutos de jogo, o zagueiro David Braz foi expulso no banco de reservas após continuar reclamando com o árbitro depois de receber cartão amarelo. Logo em seguida, Manoel e Thiago Maia se entranharam na lateral.

No minuto nove, o primeiro lance perigoso do jogo. Arrascaeta levantou bola na área, e a defesa afastou. Na sobra, Thiago Maia soltou a bomba para passar raspando a trave esquerda de Fábio. Depois, aos 14′, foi a vez de Arrascaeta soltar o pé para defesa do goleiro fluminense. A partida começou a fica ‘picotada’, com muitas faltas, e Andrés foi amarelado por pontapé no craque uruguaio do Mengo.

O clássico ficou aberto por um tempo, e o Fluminense tentava propor o jogo enquanto o Flamengo também queria a posse de bola para ser mais ‘agressivo’ que o time de Fernando Diniz. Tanto que aos 35′, Gabigol ganhou na corrida de Manoel e foi empurrado pelo zagueiro, mas o árbitro não marcou nada. Logo na sequência, Fábio fez bela defesa em uma finalização colocada de João Gomes, confirmando a tarde inspirada do arqueiro.

A partida parecia encaminhar em um empate para o intervalo, mas o árbitro Raphael Claus marcou pênalti de Santos em Cano, após o argentino trombar com o goleiro do Mengão. Na batida, aos 44′, Paulo Henrique Ganso converteu (Flamengo 0, Fluminense 1).

SEGUNDO TEMPO MOVIMENTADO

Depois do intervalo, as duas equipes voltaram com o mesmo ritmo. O Flamengo chegou com Léo Pereira, que aproveitou bola alçada na área para cabecear no meio do gol, obrigando Fábio a fazer outra boa defesa, aos cinco minutos. Aos 12′, o arqueiro do Tricolor voltou a aparecer quando Arrascaeta bateu colocada, e Fábio espalmou de mão trocada.

Aos 15 minutos, João Gomes tocou de letra para Filipe Luís aparecer nas costas da zaga e cruza. Entre os zagueiros, Arrascaeta desviou, e a bola passou ao lado de Fábio. No minuto 21, o goleiro do Fluminense fez outra defesa após finalização do uruguaio do Flamengo. Na sequência do lance, Manoel voltou a empurrar Gabigol no limite da grande área, e o árbitro Claus sequer chamou o VAR.

O Flamengo chegou com Gabigol, João Gomes e Arrascaeta, mas não conseguiram balançar as redes. Enquanto isso, aos 30 minutos, Cano aproveitou erro da defesa rubro-negra em batida rápida de falta de Ganso. Martinelli chegou atrasado, e o argentino aproveitou para empurrar para o fundo da rede (Flamengo 0, Fluminense 2). Sete minutos depois, o Fla diminuiu.

Aos 37′, Everton Ribeiro cruzou na segunda trave, Fábio tentou afastar e chegou atrasado. Everton Cebolinha desviou para a pequena da área, e Gabigol chegou complementando para diminuir para o Flamengo. Aos 38 e 39 minutos, Marinho e Felipe Melo entraram. Com apenas dois minutos em campo, o atacante flamenguista cometeu falta e foi empurrado pelo volante fluminense. O camisa 31 do Mengo revidou, e Manoel derrubou Marinho. Ali começou a confusão generalizada.

Depois de quase seis minutos de empurra-empurra, Claus expulsou Manoel e Marinho. Na sequência do jogo, aos 45′, foi a vez de Everton Cebolinha e Caio Paulistas trocarem empurrões. O árbitro não perdeu tempo e também deu cartão vermelho para os dois. Com dez minutos de acréscimos, o Flamengo pressionou, com David Luiz, Gabigol, Cebolinha e Vidal, mas o placar ficou mesmo no 2 a 1 para o Fluminense.

SEQUÊNCIA NA TEMPORADA

Depois da derrota, o Flamengo permanece com 45 pontos e cai para a quarta colocação do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o Fluminense chega a 48 e agora é o vice-líder, atrás do Palmeiras, que tem 54 e ainda joga na 27ª rodada, contra o Santos.

Após a arrancada para chegar às finais da Copa do Brasil e da Libertadores, com jogos no meio das semanas, o elenco rubro-negro ganha uma “folga” de dez dias sem partidas para focar nos treinamentos. O próximo compromisso do Mengão na temporada é contra o Fortaleza, pela 28ª rodada do Brasileirão, às 19h (de Brasília) no dia 28 de setembro, uma quarta-feira.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x FLUMINENSE

Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 18 de setembro de 2022, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP)
Assistente 2: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA/SP)

ESCALAÇÕES:

Flamengo: Santos; Rodinei (Matheus França), David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Victor Hugo), João Gomes (Vidal), Everton Ribeiro (Marinho) e Arrascaeta (Cebolinha); Pedro e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Wendel e Caio Paulista; André, Martinelli (Felipe Melo) e PH Ganso (Yago Felipe); Matheus Martins (Nathan), Jhon Arias (Cristiano) e Germán Cano (Willian Bigode). Técnico: Fernando Diniz.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Gabigol, amadureça, por favor!

  • Porque o Mengão perdeu?
    – Deu espaço para o Fluminense dominar e tocar bola, sob o comando do habilidosíssimo Ganso; Ganso tem que ter um marcador exclusivo, que deveria ter sido o J. Gomes;
    – Éverton Ribeiro continuou a prender bola e perdê-la, propiciando contra-ataques perigosos. Com isso, Rodinei perdeu velocidade em suas melhores jogadas ;
    -Ganso estava no tricolor e Éverton Ribeiro, no Mengão. Se fosse o contrário, a vitória seria do Mengão, com folga;
    – O futebol de Thiago Maia caiu, mais uma vez e perdeu a bola, no lance do primeiro gol tricolor;
    – Dorival não teve coragem de substituir o Filipe pelo Ayrton;
    – Gabigol tem que esfriar a cabeça e cair quando for isso for o resultado de uma falta do adversário;
    – Arrascaeta cansou cedo;
    – David Luiz não marcou os jogadores, no lance do segundo gol;
    – Santos cometeu sua primeira falha, jogando pelo Mengão;
    – Juiz FDP deu pênalti para o Flu, num lance semelhante ao do Gabigol (tocado pelo Manoel);
    Agora é torcer para os que estão na frente perderem pontos, e continuar fazendo o dever de casa.

Comentários não são permitidos.