Equilíbrio marca confronto entre Dorival e Felipão antes de final da Libertadores

Compartilhe com os amigos

Treinadores vão liderar Flamengo e Athletico-PR na grande decisão em 29 de outubro


Por: André Arraes 

É fato que a final da Libertadores está ‘na boca do povo’, e com o passar dos dias a grande decisão fica cada vez mais próxima. Nesta sexta-feira (23), a Conmebol anunciou o início da venda dos ingressos para a finalíssima entre FlamengoAthletico-PR. Na beira do gramado, dois técnicos veteranos montarão os times para o torneio mais cobiçado do continente e neste duelo de comandantes o equilíbrio é uma marca.

Na carreira de Dorival Júnior e de Luiz Felipe Scolari, os técnicos se encontraram em nove oportunidades. Nos embates não há vantagem para nenhum dos lados, uma vez que o comandante rubro-negro venceu três, assim como o treinador da equipe paraense. Outros três empates completam o retrospecto, expondo o equilíbrio. O embate mais importante entre os treinadores vai acontecer na final da Libertadores, e, a Conmebol, inclusive, deu detalhes da divisão das torcidas, do valor dos bilhetes e do horário do duelo.

Os dois primeiros duelos entre os treinadores aconteceram no ano de 2010. À época, Dorival Júnior era treinador do Santos, enquanto Felipão comandava o Palmeiras. Nas partidas do Brasileirão entre as equipes, o agora técnico do Flamengo não conseguiu vencer Scolari, perdendo um jogo e empatando o embate seguinte.


Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo!


Nas partidas posteriores, em 2011 e 2012, Dorival Júnior seguiu sem conseguir vencer Felipão, perdendo para o Palmeiras de Scolari tanto a frente do Atlético-MG quanto no próprio Flamengo. Dessa forma, nestes quatro primeiros duelos entre os treinadores, o atual comandante do Mais Querido somava três derrotas e um empate.

O retrospecto começou a mudar em 2014, quando Dorival Júnior a frente do Palmeiras venceu Felipão pela primeira vez, no Grêmio naquele momento. Quatro anos depois, em 2018, os treinadores voltaram a se encontrar, Dorival no Flamengo e Luiz Felipe Scolari de volta ao Alviverde paulista. Neste duelo, os times ficaram no empate.

Em 2022, novamente à frente do time do Flamengo, Dorival Júnior ‘recuperou’ o início de baixo aproveitamento contra o Scolari. Na atual temporada, o comandante do Mengão está invicto diante de Felipão, alcançando um empate e duas vitórias nos três jogos disputados.

Como dito anteriormente, não há vantagem nem para Dorival Júnior, nem para Felipão, mas os números demonstram que o comandante athleticano levou a melhor no início, há muitos anos atrás. Enquanto isso, em um recorte mais recente, o treinador do Mais Querido melhorou o desempenho e equilibrou a disputa.

O duelo mais importante entre Dorival e Felipão vai acontecer na final da Libertadores, quando Flamengo e Athletico-PR farão a grande decisão no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. A finalíssima está marcada para o dia 29 de outubro, um sábado, com a bola prevista para rolar a partir das 17h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também