Por: André Arraes
É fato que a final da Libertadores está ‘na boca do povo’, e com o passar dos dias a grande decisão fica cada vez mais próxima. Nesta sexta-feira (23), a Conmebol anunciou o início da venda dos ingressos para a finalíssima entre Flamengo e Athletico-PR. Na beira do gramado, dois técnicos veteranos montarão os times para o torneio mais cobiçado do continente e neste duelo de comandantes o equilíbrio é uma marca.
Na carreira de Dorival Júnior e de Luiz Felipe Scolari, os técnicos se encontraram em nove oportunidades. Nos embates não há vantagem para nenhum dos lados, uma vez que o comandante rubro-negro venceu três, assim como o treinador da equipe paraense. Outros três empates completam o retrospecto, expondo o equilíbrio. O embate mais importante entre os treinadores vai acontecer na final da Libertadores, e, a Conmebol, inclusive, deu detalhes da divisão das torcidas, do valor dos bilhetes e do horário do duelo.
Os dois primeiros duelos entre os treinadores aconteceram no ano de 2010. À época, Dorival Júnior era treinador do Santos, enquanto Felipão comandava o Palmeiras. Nas partidas do Brasileirão entre as equipes, o agora técnico do Flamengo não conseguiu vencer Scolari, perdendo um jogo e empatando o embate seguinte.
Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo!
Nas partidas posteriores, em 2011 e 2012, Dorival Júnior seguiu sem conseguir vencer Felipão, perdendo para o Palmeiras de Scolari tanto a frente do Atlético-MG quanto no próprio Flamengo. Dessa forma, nestes quatro primeiros duelos entre os treinadores, o atual comandante do Mais Querido somava três derrotas e um empate.
O retrospecto começou a mudar em 2014, quando Dorival Júnior a frente do Palmeiras venceu Felipão pela primeira vez, no Grêmio naquele momento. Quatro anos depois, em 2018, os treinadores voltaram a se encontrar, Dorival no Flamengo e Luiz Felipe Scolari de volta ao Alviverde paulista. Neste duelo, os times ficaram no empate.
Em 2022, novamente à frente do time do Flamengo, Dorival Júnior ‘recuperou’ o início de baixo aproveitamento contra o Scolari. Na atual temporada, o comandante do Mengão está invicto diante de Felipão, alcançando um empate e duas vitórias nos três jogos disputados.
Como dito anteriormente, não há vantagem nem para Dorival Júnior, nem para Felipão, mas os números demonstram que o comandante athleticano levou a melhor no início, há muitos anos atrás. Enquanto isso, em um recorte mais recente, o treinador do Mais Querido melhorou o desempenho e equilibrou a disputa.
O duelo mais importante entre Dorival e Felipão vai acontecer na final da Libertadores, quando Flamengo e Athletico-PR farão a grande decisão no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. A finalíssima está marcada para o dia 29 de outubro, um sábado, com a bola prevista para rolar a partir das 17h (horário de Brasília).
Plata treinou junto aos companheiros somente neste final de semana após retornar da Seleção Equatoriana…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
Jogo entre Red Bull Bragantino e Internacional interessa às duas pontas da tabela O Brasileirão…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Flamengo Sub-20 entra em campo neste domingo (24) em reinauguração da Arena da Floresta O…