Flamengo x Athletico-PR será quinta final brasileira na história da Libertadores

Compartilhe com os amigos

Ambos os clubes já disputaram uma decisão com um conterrâneo


Flamengo e Athletico-PR fazem uma final inédita na história da Copa Libertadores da América. A decisão será no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador. No entanto, esta será a quinta vez em que dois times brasileiros disputam o título mais importante da América do Sul. Ambos os clubes, inclusive, já chegaram para o último jogo contra um conterrâneo, mas as lembranças não são boas para os dois rubro-negros.

FINAIS DE LIBERTADORES ENTRE BRASILEIROS

2005 – São Paulo x Athletico-PRSão Paulo campeão
2006 – Internacional x São Paulo – Internacional campeão
2020 – Palmeiras x SantosPalmeiras campeão
2021 – Palmeiras x FlamengoPalmeiras campeão
2022 – Flamengo x Athletico-PR – 29 de outubro de 2022


Saiba como ganhar dinheiro com jogos de futebol!


A primeira decisão entre brasileiros ocorreu em 2005, justamente com o Athletico-PR presente, contra o São Paulo. Na época, não havia final única, e o time do Morumbi levou a melhor, com 5 a 1 no agregado. No ano seguinte, os paulistas encaram o Internacional, mas os gaúchos saíram com a taça, com o 4 a 3 na soma dos resultados.

Já na fase de finais únicas, o Palmeiras bateu Santos e Flamengo, em 2020 e 2021, por 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente. Agora, em 2022, o Mais Querido e o Athletico-PR decidem a 63ª Copa Libertadores da América. O duelo de rubro-negros acontece no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, campo do Barcelona de Guayaquil, no Equador.

Para chegar à grande final, o Mengão passou em primeiro lugar na fase de grupos, deixando para trás Sporting Cristal (PER), Talleres (ARG) e Universidad Católica (CHI). Nos mata-matas, o Flamengo eliminou Tolima (COL), Corinthians e Vélez Sarsfield (ARG). Já o Athletico-PR ficou em segundo lugar no estágio inicial da competição, que tinha Libertad (PAR), The Strongest (BOL) e Caracas (VEN). Nos duelos eliminatórios, encarou novamente o time paraguaio, depois Estudiantes (ARG) e Palmeiras.

Enquanto não decide a Libertadores, o Flamengo volta o foco para as competições nacionais. Neste domingo (11), o Mais Querido encara o Goiás, pela 26a rodada do Campeonato Brasileiro, às 19h (horário de Brasília), em Goiânia. Na sequência, o Fla pega o São Paulo, no Maracanã, pela volta da semifinal da Copa do Brasil, na quarta-feira (14), podendo perder por até um gol para carimbar mais uma participação em final no ano.

Compartilhe com os amigos

Veja também