Jiu-jitsu, psicólogo e mais: João Gomes busca ‘refúgios’ para viver boa fase no Flamengo

Compartilhe com os amigos

João Gomes disputa partida mais importante da carreira no sábado (29), na final da Libertadores


A famosa frase que todo flamenguista conhece “craque a gente faz em casa” faz todo sentido quando se pensa em João Gomes. O Cria do Ninho, principalmente após a chegada de Dorival Júnior, dominou o setor de meio campo e alcançou a titularidade absoluta no Flamengo. Em sintonia dentro das quatro linhas, atividades extracampo ajudam o atleta a conseguir ‘arrebentar’ na temporada, tais como o jiu-jitsu e o acompanhamento com psicóloga.

Após ter que lidar com a frustração de não jogar a final da Copa do Brasil, diante do Corinthians, João Gomes vai disputar a partida mais importante da carreira no sábado (29): a final da Libertadores. Fora dos campos, o jogador começou a praticar jiu-jitsu a cerca de seis meses e atividade impacta diretamente em pontos necessários dentro dos gramados.

O jiu-jítsu é um esporte que exige muita mobilidade. Quanto mais você tem, mais “fácil” ficam os movimentos. O João tinha essa dificuldade, principalmente no quadril. Além disso, é um esporte de tiro curto, com lutas de, no máximo, dez minutos. A demanda fisiológica é diferente do futebol, mas o João aprendeu a dosar a energia. É muito importante para não cansar logo nos minutos iniciais. E isso serve também para o futebol — explica o professor de João, Maurício Weibel, em entrevista ao GE.

Com uma rotina de treinos e uma maratona de jogos do Flamengo, nem sempre é fácil encontrar tempo para as aulas. A frequência das práticas depende do calendário, mas João Gomes tenta não ultrapassar dez dias sem ir ao tatame. Além do jiu-jitsu ajudar diretamente o atleta dentro de campo no fator físico, o novo esporte auxilia também no aspecto mental. Com o alívio da tensão e em um momento de lazer, o meio campista aprende a lidar melhor com si mesmo. Nesse processo, o jovem começou a fazer acompanhamento com psicóloga e fonoaudióloga.


Saiba como lucrar com vitórias do Flamengo!


Dentro das quatro linhas, João Gomes passou por uma verdadeira ‘revolução’ em um curto período de tempo. Na final da Libertadores de 2021, diante do Palmeiras, o Cria sequer ficou no banco de reservas do duelo, por opção de Renato Gaúcho. No sábado (29), o jogador entrará em campo, em Guayaquil, para reforçar o Flamengo contra o Athletico-PR, na grande decisão da competição.

Com João Gomes e companhia, o Flamengo se prepara para o embate mais importante da temporada na final da Libertadores. A decisão em jogo único diante do Athletico-PR será às 17h (horário de Brasília) do sábado (29). As equipes vão se enfrentar no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador.

Compartilhe com os amigos

Veja também