Libertadores terá VAR em todos os jogos a partir de 2023

Compartilhe com os amigos

Outros torneios da Conmebol, como Recopa e Sul-Americana, seguirão a mesma medida


A Libertadores da América 2022 ainda nem terminou, mas a Conmebol já definiu uma nova regra para a edição de 2023. A partir do próximo ano, o VAR estará presente em todas as fases das competições organizadas pela Confederação, inclusive a Recopa e Copa Sul-Americana. A medida foi anunciada nesta terça-feira (11) pela entidade máxima do futebol do continente, em Luque, no Paraguai.

Até 2022, o árbitro de vídeo entrava na Libertadores e Sul-Americana a partir da fase mata-mata, ou seja, oitavas de final. A partir de agora, as etapas preliminares e de grupos passam a contar com o auxílio do VAR. A decisão foi tomada pelo Conselho da Confederação no Paraguai, depois da entidade comprovar que existem condições logísticas e técnicas para a aplicação da medida.


Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo!


A mudança ocorreu após países como Peru, Bolívia e Venezuela chancelarem o VAR pela International Football Association Board (IFBA). O trio ainda não tinha o padrão FIFA para o uso do árbitro de vídeo. A aplicação do árbitro virtual em todas as fases era um pedido antigo da maioria dos clubes filiados à Confederação Sul-Americana de Futebol.

O Flamengo está perto de garantir a classificação para a Copa Libertadores de 2023 e experimentar as novidades da competição. A primeira delas começa a ser decidida nesta quarta-feira (12), quando enfrenta o Corinthians, na final da Copa do Brasil. A volta acontece no dia 19 de outubro. Caso fique com a taça, garantirá uma vaga na fase de grupos do continental do ano que vem.

Outra possibilidade é conquistar o próprio continental, contra o Athletico-PR, em jogo único em 29 de outubro. O campeão garante vaga para o próximo ano. A terceira chance é via Campeonato Brasileiro, caso termine entre os seis primeiros colocados. Atualmente o Rubro-Negro ocupa a quarta posição.

A Nação Rubro-Negra também está de olho na Recopa. Caso ganhe a Libertadores contra o Athletico-PR, o Flamengo enfrentará o campeão da Copa Sul-Americana 2022, o Independiente del Valle (EQU). A única conquista do Mais Querido na competição foi justamente contra o adversário equatoriano, em 2020, sob o comando de Jorge Jesus.

Compartilhe com os amigos

Veja também