Jornalistas avaliam time paulista antes de a bola rolar para a decisão da Copa do Brasil
O Flamengo enfrenta o Corinthians logo mais, às 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira (12), pela partida de ida da final da Copa do Brasil. Horas antes de a bola rolar para o confronto, o comentarista Rodrigo Vessoni e o repórter Mateus Pinheiro, do site “Meu Timão“, destrincharam a situação do clube paulista para decisão do torneio eliminatório em conversa com o Coluna do Fla.
Dentre os pontos destacados por Vessoni, está a dupla de ataque do time paulista. Segundo ele, Yuri Alberto e Roger Guedes vivem um bom momento e podem ser decisivos para o Corinthians.
— Acredito que o ponto forte do Corinthians é a dupla de ataque, que tem qualidade pra fazer o gol e é responsável pela maioria dos gols da equipe. A fase de ambos é boa também. Eles somados ao Renato Augusto, em condição física boa, é a maior esperança do torcedor. O torcedor também confia na força do estádio, onde a equipe precisa jogar dez vezes pra perder uma em média -, disse.
INFLUÊNCIA DO JOGO ANTERIOR, PELA LIBERTADORES
Para Vessoni, o duelo pelas quartas da Libertadores, no qual o Flamengo venceu os dois jogos, ainda pode influenciar no novo confronto. O comentarista acredita que tanto a equipe quanto o técnico Vitor Pereira aprenderam com determinados erros, que não irão se repetir.
— Acho que para os dois lados. Aqueles duelos mostram o que o Flamengo pode fazer e repetir e o que o Corinthians não deve fazer novamente, como por exemplo jogar com o Piton na vaga do Fábio Santos, deixar o Guedes no banco, colocar mais torcedores do Flamengo do que o normal, entre outros fatores. Além disso, Fausto e Balbuena estão mais adaptados ao clube, já que acabaram de chegar naquele momento. O Flamengo é o mesmo time forte. O Corinthians está melhor do que estava -, opinou.
PREPARAÇÃO ESPECIAL
Mateus Pinheiro, por sua vez, exaltou a metodologia utilizada pelo técnico Vitor Pereira, que visou controlar a carga de trabalho dos atletas corintianos, para que todos chegassem 100% fisicamente nas finais contra o Flamengo. O repórter do “Meu Timão” apontou os dois únicos desfalques do clube paulista.
— Vítor Pereira trabalhou a questão do “controle de carga” para chegar às finais da Copa do Brasil sem desfalques. O departamento médico capitaneado por Bruno Mazziotti se dedicou para ter todos atletas do elenco à disposição para o jogo. O último trio a se recuperar foi o formado por Júnior Moraes, Rafael Ramos e Maycon. Enquanto o atacante já reúne condições de jogo, mas não deve ser utilizado pela falta de ritmo pelo tempo parado, o lateral Rafael Ramos está recuperado e fica de alternativa para Fagner -, ponderou o jornalista, em contato com a reportagem do Coluna do Fla. Ele ainda prosseguiu:
— Maycon, o retorno mais esperado, também não reúne condições e ritmo para um jogo completo, mas atuou os primeiros minutos neste final de semana contra o Athletico-PR, e será opção entre os reservas para a final. Paulinho e Ruan Oliveira são os desfalques para o resto da temporada já que se recuperam de cirurgia no joelho. Cássio não atuou no final de semana após uma pancada na região do pé, mas treinou normalmente e atuará na final da Copa do Brasil.
ESTRATÉGIA PARA SUPERAR O FLAMENGO E DÚVIDA NO ATAQUE
— Vítor Pereira conseguiu nas últimas rodadas alcançar um “time ideal” e ter minutos com essa formação. O Corinthians deve ser escalado no 4-3-3 clássico do treinador, com Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera como primeiro volante, Du Queiroz como segundo pela direita e Renato Augusto mais avançado, como um enganche.
Vitor Pereira, no entanto, analisou qual a melhor opção para o setor ofensivo do Corinthians: “A dúvida fica pela ponta direita. Sem um “dono”, Adson, Mosquito, Ramiro e Mateus Vital podem pintar como titulares ao lado de Yuri Alberto e Róger Guedes. Os dois primeiros são os favoritos a se manterem na posição“, destacou. Por fim, o repórter também apontou o trabalho do volante Fausto Vera como fundamental no meio campo.
— A dupla de ataque chama atenção pela movimentação no momento ofensivo e a troca constante até quando se postam em linha para defender. No meio, Fausto Vera vem se destacando como maior “ladrão” de bolas do Brasileirão desde que estreou. O argentino tem sido elogiado pela torcida e é responsável pelo “trabalho sujo”, além do início de jogadas na base de saída de bola -, concluiu.
O JOGO
Flamengo e Corinthians farão duas partidas que prometem ser eletrizantes. Como dito, o embate de ida entre os times acontece às 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira (12), na Neo Química Arena. O segundo e decisivo confronto da final da Copa do Brasil está marcado para o dia 19 deste mês (próxima quarta), no Maracanã, também às 21h45 (horário de Brasília).