Título do Flamengo beneficia times que brigam por vaga na Libertadores via Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Flamengo venceu a Copa do Brasil e, de quebra, se garantiu na Libertadores 2023


O Flamengo conquistou a Copa do Brasil na última quarta-feira (19) ao bater o Corinthians nos pênaltis. Além da Nação Rubro-Negra vibrar com o tetra do Mengo, alguns times que disputam o Campeonato Brasileiro ganharam uma esperança a mais de estarem na Libertadores 2023.

O título da Copa do Brasil garante ao campeão vaga direta na próxima edição da Libertadores. Se esse vencedor estiver na zona de classificação à competição continental, no Brasileirão, uma posição é aumentada. Por exemplo, como o Flamengo está em terceiro na Série A, o G4 se torna G5, beneficiando, neste momento, o próprio Corinthians, que é o quinto colocado. Isso porque, o quinto iria para a pré-Libertadores.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Palmeiras (68 pontos)
2º Internacional (60)
Flamengo (55)
Fluminense (54)
Corinthians (54)
Athletico-PR (51)
Atlético-MG (47)
8º América-MG (45)
9º Fortaleza (44)
10º São Paulo (44)

Negrito: vaga direta / Itálico: pré-Libertadores

Caso o Flamengo se mantenha dentro do G4 do Brasileirão até o fim da competição, o quinto colocado vai direto à fase de grupos da Libertadores 2023. Assim, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR e Atlético-MG disputam essa vaga. Automaticamente, o último “passaporte” para as preliminares do campeonato continental mudam da sexta colocação para a sétima, aumentando as esperanças de América-MG, Fortaleza e São Paulo.

O Flamengo participará, em 2023, pela 19ª vez da Libertadores, sendo o quarto clube do Brasil com mais edições disputadas. Apenas São Paulo (21), Grêmio (21) e Palmeiras (23) estão à frente do Rubro-Negro neste quesito.

Antes da Libertadores 2023, o Flamengo briga pelo título da edição 2022. Depois de vencer a Copa do Brasil, o Mengo tem dois jogos pelo Brasileirão: América-MG, no sábado (22), e Santos, na terça-feira (25). Em seguida, o elenco rubro-negro viaja para o Equador, onde encara o Athletico-PR na final da competição continental, no dia 29, às 17h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também