Título do Flamengo na Copa do Brasil tem recorde no sistema defensivo

Compartilhe com os amigos

Flamengo sofreu apenas cinco gols na competição, melhor marca nos anos em que foi campeão


Por: Pedro Paulo Catonho

A conquista da quarta Copa do Brasil da história do Flamengo foi inesquecível. Um dos pontos fortes do Mais Querido na campanha foi o sistema defensivo. Nos dez jogos disputados na competição, o Rubro-Negro levou apenas cinco gols. A marca foi a melhor na história do clube nos anos em que ficou com a taça do mata-mata nacional.

VEJA O DESEMPENHO DO SISTEMA DEFENSIVO NOS ANOS DE TÍTULO DA COPA DO BRASIL

1990 – 6 gols sofridos em 10 jogos
2006 – 6 gols sofridos em 12 jogos
2013 – 9 gols sofridos em 14 jogos
2022 – 5 gols sofridos em 10 jogos

Em números absolutos, 2022 foi o ano com menor número de gols sofridos, cinco em dez jogos. No entanto, em média, o tetracampeonato empatou com o bi de 2006. O time de Jonatas, Renato Abreu, Léo Moura, Juan e companhia levou seis tentos em 12 partidas. Em ambos os casos, a média foi de 0,5 bola na rede por confronto.

Na edição 2022, os cinco gols foram sofridos por: Altos-PI, na estreia, em Teresina; dois do Atlético-MG, na ida das oitavas de final, no Mineirão; um do São Paulo, no primeiro jogo da semifinal, no Morumbi, e um do Corinthians, na finalíssima da competição. Das dez partidas disputadas na Copa do Brasil, em seis o goleiro Santos não foi vazado: volta contra os piauienses e mineiros; dois encontros com o Athletico-PR, nas quartas, e os duelos com o Tricolor no Maracanã e Alvinegro paulista, na Neo Química Arena.

O sistema defensivo e os demais integrantes do ‘time das copas’ serão poupados neste sábado (22), quando o Flamengo enfrenta o América-MG, pela 33a rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte. O duelo terá exibição do Premiere, via pay-per-view. No entanto, como de costume, o Coluna do Fla, no Youtube, traz a narração mais rubro-negra e pé-quente da internet.

Compartilhe com os amigos

Veja também