Flamengo foi tricampeão da competição, em cima do Athletico-PR, há nove anos
Campeão da Copa do Brasil em 2022, o Flamengo encerrou um jejum de nove anos sem conquistar o título nacional. Em 2013, o Fla ganhou do Athletico-PR na final, mas três dias antes do embate, venceu o Corinthians por 1 a 0, pelo Brasileirão. Antes do duelo contra o time paulista, o então presidente Eduardo Bandeira de Mello adotou um discurso derrotista nos vestiários. Pelo menos é o que garante o treinador Jayme de Almeida, que treinava o Fla naquela época.
— Aí entra o presidente no vestiário. Ele é rubro-negro mesmo, sofredor. ‘Se a gente perder hoje e o Athletico for campeão quarta, ele pode relaxar no Brasileirão (mas o Flamengo não)’. Olha o papo….eu contei até mil para me segurar e fui embora. Eu sei que não foi por mal, mas pô, para que puxar esse assunto? Ele estava muito preocupado, eu entendo – contou Jayme, ao PODFLA, do Coluna do Fla.
VEJA O VÍDEO NA ÍNTEGRA
Curiosamente, o Corinthians foi o rival do Flamengo na final, que garantiu o quarto título para o Mengão. O Fla eliminou o time paulista, nos pênaltis, após empates nos jogos de ida e volta. Além de 2013 e 2022, o Mais Querido também foi campeão nas edições de 1990 e 2006, derrotando Goiás e Vasco nas decisões, respectivamente.
Atual campeão, o Flamengo tentará, em 2023, o penta da competição, o que o faria se igualar ao Grêmio e ficar a uma taça do Cruzeiro. Além da Copa do Brasil, o Mais Querido tem outras seis competições no ano que vem: Carioca, Supercopa, Campeonato Brasileiro, Recopa, Libertadores e Mundial de 2022, que ficou para a próxima temporada por conta da Copa do Mundo de seleções.
Antes, porém, o Flamengo, foca na reta final da temporada. O Mengão tem mais dois jogos no ano, todos pelo Campeonato Brasileiro, torneio que o Fla agora só cumpre tabela, e nesta semana. Na quarta-feira (09), o Mengo visita o Juventude. No sábado (12), o adversário será o Avaí, no Maracanã. Esta partida, aliás, vai marcar, a despedida de dois jogadores que estavam na conquista da Copa do Brasil de 2022: Diego Ribas e Diego Alves.
De fato, o Bandeira foi um grande gestor, mas não entendia nada de futebol (bem que o Luxemburgo falou)! E olha que estamos falando do maior presidente que o clube já teve, IMAGINA como seria se ele ENTENDESSE de futebol???