É inegável a importância que o Flamengo tem em território brasileiro. No entanto, é a sua torcida que torna tudo mais impressionante, não só em número, quanto em lealdade. Mas afinal, por que o time carioca tem uma das torcidas mais leais do Brasil?
É bom ressaltar que, apesar de ser muito conhecido no futebol, o Clube de Regatas do Flamengo não nasceu do amor pelo esporte mais popular do Brasil. Fundado em 1895, o clube era a realização de um sonho de amantes de regatas (competições de barcos).
Portanto, é possível encontrar nas melhores casas de aposta Brasil diversas modalidades esportivas e competições com representação do Flamengo. Então, os apostadores brasileiros podem apostar no Mengão não só no futebol, como no basquete, entre outros esportes.
Maior torcida do Brasil e últimos títulos
Já faz muito tempo que a primeira posição de torcida com o maior número de torcedores é a do Flamengo. Aliás, uma pesquisa feita este ano pela Sport Track apresenta uma liderança com boa diferença em relação ao segundo colocado Corinthians.
Além dos números absolutos de pessoas que torcem pelo Flamengo, outros dados são importantes na análise, como a idade da torcida. O time carioca tem entre seus adeptos um volume de 54% de torcedores, cuja faixa etária está entre 16 e 34 anos.
Mas vale fazer uma análise simples das conquistas do time nos últimos anos para se ter uma ideia da adesão de uma torcida jovem. Somente nos últimos dez anos, o rubro-negro carioca conquistou os seguintes títulos de futebol:
- Cinco Campeonatos Cariocas (2014, 2017, 2019, 2020 e 2021);
- Dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020);
- Duas Copas do Brasil (2013 e 2022);
- Duas Libertadores da América (2019 e 2022);
- Recopa Sul-Americana (2020);
- Duas Supercopa do Brasil (2020 e 2021).
O Flamengo só tem vários torcedores por conta destes últimos títulos? Definitivamente, não. Mas não é novidade que o número de pessoas que passam a torcer por determinado time aumenta conforme o clube se torna vitorioso.
Ídolos
Outro ponto responsável por atrair a torcedores apaixonados pelo Flamengo é o número de ídolos que o clube produz. Se atualmente os responsáveis por cativar a torcida nos últimos anos são Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, em toda a sua história, o Mengão teve grandes ídolos.
Nomes como Zico, Júnior, Romário, Adriano Imperador e tantos outros marcaram o clube com participações marcantes. O primeiro é visto como um dos responsáveis pela vitória rubro-negra do time carioca na Libertadores da América e Mundial Interclubes em 1981.
Atualmente, o ex-jogador Júnior atua como comentarista de futebol, mas certamente tem o carinho dos flamenguistas. Aliás, foi um dos principais parceiros de time na Era Zico no clube brasileiro.
A passagem de Romário pelo Flamengo foi nada mais, nada menos que meteórica. Afinal, estamos falando de um jogador que, além de ter trocado o Barcelona nos anos 1990 pelo Flamengo, havia conquistado recentemente uma Copa do Mundo pelo Brasil.
Apenas em sua primeira temporada no time, Romário balançou as redes 45 vezes. No entanto, não foi suficiente para ser uma passagem brilhante, com grandes conquistas. Mas certamente, o baixinho deixou sua marca no coração dos flamenguistas.
Nos tempos anteriores às redes sociais, a torcida se concentrava não só nos estádios, como nas transmissões nas televisões e rádio. No entanto, é hoje que os ídolos podem conquistar mais seguidores (e fãs) para acompanharem o clube.
Casa cheia
A experiência de curtir ao vivo uma partida de futebol no maior palco do esporte é uma experiência à parte. Os torcedores flamenguistas não decepcionam quando o assunto é encher o gigantesco Maracanã.
Aliás, é esperado que, no confronto final contra a segunda maior torcida do Brasil – Corinthians – a casa esteja lotada. Estima-se que o jogo final que decidirá a Copa do Brasil tenha um Maracanã lotado, oferecendo um espetáculo à parte.
Além de concorrer ao título de campeão de um dos maiores torneios do Brasil pela quarta vez, há toda a arrecadação para o clube por meio da bilheteria. O que isso tem de vantagem? Investimento no clube e melhores condições de trabalho em termos de estrutura e finanças do time.
A propósito, em seu tricampeonato do mesmo torneio, o rubro-negro carioca também lotou sua casa em jogo contra o Athletico-PR. Então, se a tradição for mantida, o título já está nas mãos do Flamengo, com todo o apoio e amor da torcida.
A final da Copa Libertadores da América deste ano, contra o, coincidentemente, Athletico-PR, será no Equador. Mas certamente podemos esperar por torcedores apaixonados usando vermelho e preto na grande decisão no Estádio Monumental.
Fato é que não importa onde o Flamengo decidirá um título, a promessa é sempre de casa cheia. E não podemos esperar menos do que isso na disputa tanto da Copa do Brasil, quanto da Libertadores da América.
Brigas constantes por títulos
O nome do Flamengo está sempre presente nas disputas decisivas de diversos campeonatos e torneios importantes. Por exemplo, além da decisão da Copa do Brasil contra o Corinthians, o clube ainda disputa brigará este ano pela Copa Libertadores da América.
Ou seja, somente em um pequeno espaço de tempo o Flamengo pode colocar a mão em duas taças importantes, tanto nacional, quanto intercontinental. Além disso, esteve em disputa acirrada ao longo do Campeonato Brasileiro e atualmente ocupa a terceira colocação da competição.
A questão é que este não é apenas um fato isolado, que aconteceu apenas este ano. Há algum tempo o clube carioca sempre está presente nas principais decisões, deixando o time sempre em evidência.
Lembra que falamos que quanto mais títulos, maior a probabilidade de atrair mais torcedores, sobretudo os mais jovens? Pois bem, este é o caso do Flamengo nos últimos anos.
Uma pena que os tri-campeonatos estaduais não tenham tanta relevância, quanto os títulos principais. Na minha opinião, todo tri-campeonato estadual deveria ser comemorado como uma grande conquista, pois não é algo fácil conquistá-lo em três anos consecutivos!!!