Encaminhado com o Flamengo, Vítor Pereira vê conterrâneo assumir comando em clube brasileiro
A notícia que Vítor Pereira está próximo de vir ao Flamengo vem agitando a internet nas últimas semanas. Como dito pelo presidente do Rubro-Negro, Rodolfo Landim, o técnico deve ser apresentado em breve. Com isso, o número de estrangeiros liderando equipes no Brasil cresce ainda mais, e a recente chegada de outro português ao solo brasileiro, colabora com este dado. Pedro Caixinha foi confirmado como comandante do Red Bull Bragantino neste sábado (10), sendo assim, já são 10 treinadores de outras nacionalidades.
Vítor Pereira é o sexto técnico português em atividade em solo brasileiro, completam a lista: Abel Ferreira (Palmeiras); António Oliveira (Coritiba); Ivo Vieira (Cuiabá); Luís Castro (Botafogo); Renato Paiva (Bahia) e o recém chegado, Pedro Caixinha, para o liderança do Red Bull Bragantino. A contratação do novo treinador pelo time paulista até 2024, reforça a ideia de modenização nos comandos dos clubes no Brasil. Fato que acontece há muito anos, no entanto, ganhou força com a chegada de Jorge Jesus ao Flamengo em 2019.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Mister, como era chamado pelos torcedores e jogadores rubro-negros,, foi muito vitorioso quando passou pela Gávea. Libertadores e Brasileirão, no ano de 2019 e Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca em 2020. Na época de atuação do português pelo Brasil, outro treinador estrangeiro ganhou destaque: Jorge Sampaoli. A rivalidade entre os dois ficou ainda mais clara na campanha do Mais Querido pelo heptacampeonato brasileiro, quando o argentino terminou o torneio na vice-liderança. Em campanha histórica pelo Santos com 74 pontos, sendo a melhor marca de um segundo lugar na edição dos pontos corridos.
Mas não só de portugueses se faz a lista de técnicos estrangeiros no Brasil. Mais três nomes surgem para fechar a relação de gringos. São eles: Eduardo Coudet (Argentina), no Atlético Mineiro; Paulo Pezzolano (Uruguai) pelo Cruzeiro e Vojvoda (Argentina), no comando do Fortaleza.
O Brasileirão tem data de início prevista para 15 de abril de 2023. Com metade dos treinadores da série A sendo de origem internacional, 15 campeões do torneio e todos os ’12 grandes’ de volta, a próxima temporada da competição nacional deve ser a mais disputada dos últimos anos.