Desde que o Brasileirão passou para pontos corridos, o Flamengo só fica atrás do Corinthians
A temporada do Flamengo terminou, e com ela mais dois títulos conquistados: a Copa do Brasil e a Libertadores da América. No entanto, a última conquista do Campeonato Brasileiro, no ano de 2021, deu ao clube um patamar ainda mais alto na prateleira nacional. Sendo assim, agora o Fla figura entre os maiores vencedores da competição na era dos pontos corridos.
Após três títulos do Brasileirão nos últimos 13 anos, o Mengo surgiu na lista dos clubes com maior sucesso no torneio, desde que o novo modelo de disputa foi adotado. O primeiro é o Corinthians com quatro conquistas, em seguida o Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e São Paulo com três.
O progresso vitorioso do Rubro-Negro teve início em 2009, quando veio a primeira conquista na nova era da competição. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, flamenguistas puderam vivenciar a tensão e o posterior alívio com o grito de ‘campeão’ na vitória contra o Grêmio, por 2 a 1.
Depois de 10 anos, os torcedores tiveram uma nova experiência. Ainda extasiados com o título da Libertadores, os fãs do Flamengo viram o time conquistar mais uma taça da competição, sem ao menos estar em campo. Na ocasião, com quatro rodadas de antecedência, os atletas do Mais Querido estavam em cima do trio elétrico e a derrota do Palmeiras para o Grêmio deu ao clube mais um troféu.
No ano de 2021, novamente, a competição foi decidida na última rodada. Líder, o Flamengo só precisava que o Internacional não ganhasse do Corinthians, independente do resultado da partida do Mais Querido com o São Paulo. Com o empate do time gaúcho (vice-líder) garantiu mais um pódio ao Rubro-Negro. Nesse campeonato em questão, o Flamengo assumiu a liderança na penúltima rodada e os números finais do torneio foram escritos no último lance.
A próxima temporada do Brasileirão está prevista para 15 de abril de 2023, só que o caminho do Mais Querido até lá será bem movimentado. O Flamengo volta aos gramados no dia 14 de janeiro, no duelo contra a Portuguesa (RJ), pelo Campeonato Carioca, no entanto, ainda há disputa pelo Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, antes do Fla reencontro com a competição nacional.