Dois jogadores já deram adeus à equipe, e clube pode negociar outros
O ano ainda não acabou, mas o Flamengo já trabalha para a montagem do elenco da próxima temporada. Sem jogos desde o dia 12 de novembro, a diretoria do Rubro-Negro utilizou o último mês de 2022 para tratar pendências da equipe, renovar contratos e definir o novo treinador. Neste período, não houve contratação de reforços, apenas renovações, além de duas saídas.
As saídas confirmadas foram as de Diego Alves e Diego Ribas. O goleiro ainda procura um novo clube e pode seguir no futebol brasileiro em 2023, enquanto o ex-camisa 10 decidiu se aposentar após encerrar o vínculo com o Flamengo. Em contrapartida, o Fla renovou com David Luiz e Filipe Luís, atletas experientes que já estavam no fim do contrato, e também comprou Ayrton Lucas, jogador que estava emprestado pelo Spartak Moscou, da Rússia.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
A lista de jogadores dando adeus à Gávea ainda pode aumentar. Atualmente, dois atletas estão na lista de negociáveis do Fla: Hugo Souza e Marinho. No caso do defensor, o Flamengo chegou a negociar a saída para o Vissel Kobe, do Japão. No entanto, o Rubro-Negro entendeu que o atleta tem potencial para jogar na Europa e decidiu não concretizar a transferência. Quanto ao atacante, por sua vez, ainda não há propostas oficiais, apesar de sondagens de clubes como Cruzeiro e Grêmio.
Outro jogador que pode se despedir do Flamengo é o meia-atacante Matheus França, que foi uma das grandes revelações do clube na temporada passada. Com apenas 18 anos, o jovem é monitorado por times da Europa desde as categorias de base, e agora o Newcastle (ING) iniciou negociações para contratá-lo. O Fla não descarta a venda, porém, a transação só será concretizada caso seja considerada vantajosa no ponto de vista financeiro.
Para compensar as saídas, o Flamengo tem duas contratações em foco: o goleiro Agustín Rossi, do Boca Juniors (ARG), e o volante Gerson, do Olympique de Marselha (FRA). Além deles, um nome que ronda os corredores da Gávea é o de Douglas Costa, que defendeu o Los Angeles Galaxy (EUA) em 2022, mas está sem clube. Este último, porém, não é unanimidade, e a negociação não é vista como prioridade.