Flamengo pode conduzir Brasil à maior hegemonia da história da Libertadores

Compartilhe com os amigos

Após títulos de Flamengo e Palmeiras, Brasil pode se tornar o primeiro país a ter cinco Libertadores seguidas


No ano de 2022, o Flamengo alcançou o tetracampeonato da Copa do Brasil e o tricampeonato da Libertadores. Uma destas conquistas, em específico, pode ajudar o Brasil a atingir uma marca histórica. Com o torneio continental vindo para o território brasileiro em quatro temporadas seguidas, o país se tornar a primeira nação a conquistar cinco títulos seguidos da competição.

Com quatro conquistas nas últimas quatro edições, o Brasil está perto de obter a maior hegemonia de um mesmo país na história da Conmebol Libertadores. A marca vem em função dos recentes sucessos de Flamengo e Palmeiras. O Rubro-Negro levantou duas taças, nos anos de 2019 e 2022 e o Alviverde ficou com os troféus nas temporadas de  2020 e 2021.

As maiores hegemonias até hoje estão entre Argentina e Brasil. Os argentinos alcançaram a marca de quatro conquistas seguidas de 1967 até 1970, com Racing (ARG) e o Estudiantes de La Plata (ARG), entre 1972 e 1975, sendo todos do Independiente (ARG). Além destes, os rivais históricos dos brasileiros levantaram três troféus consecutivos, nos anos de 1984, 1985 e 1986, com Independiente (ARG), Argentino Juniors (ARG) e River Plate (ARG).


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!



Já o Brasil alcançou a marca de quatro troféus consecutivos do torneio continental neste século, também em duas oportunidades. A primeira, com Internacional, Santos, Corinthians e Atlético-MG, aconteceu entre os anos de 2010 e 2013. Agora, Flamengo e Palmeiras dividem as últimas conquistas, entre 2019 e 2022. Antes disso, a taça tinha vindo para território brasileiro três vezes seguidas, em 1997, 1998 e 1999, com Cruzeiro, Vasco e Palmeiras.

Dessa forma, o possível título da Libertadores por algum clube brasileiro na próxima temporada dará ao país um status nunca alcançado por nenhuma outra nação, chegando ao número de cinco taças levantadas. Para a temporada de 2023, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR já estão classificados e vão em busca do título continental. Já Atlético-MG e Fortaleza disputam as fases preliminares para avançar no campeonato.

O Flamengo almeja o tetracampeonato da competição continental e, tentará, pela primeira vez na história do clube, conquistar dois títulos seguidos. Neste momento, o elenco curte férias e tem reapresentação marcada para 26 de dezembro. A estreia do Mais Querido na próxima temporada acontece no dia 12 de janeiro contra o Audax Rio, pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. Em seguida, o Rubro-Negro disputa Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não só o flamengo, como também todos os clubes brasileiros que irão disputar a libertadores. A manchete da matéria, sugere que somente o Flamengo pode ser o campeão. Matéria tendenciosa.

Comentários não são permitidos.