Vinicius Souza participou do título da Libertadores em 2019
O Flamengo é conhecido por ter uma categoria de base sólida e que constantemente revela novos talentos. Cria do Ninho, Vinicius Souza atua pelo Espanyol (ESP), mas antes passou por clubes belgas e tem mostrado bom desempenho na Europa, sendo o atleta que mais desarma e recupera bolas pelo time espanhol. Titular no elenco, a joia rubro-negra, inclusive, revelou como chegou ao nível que vem apresentando, além da trajetória no continente europeu.
— Ser o jogador que mais recupera bolas e que mais desarma é fruto de um trabalho de muita dedicação desde que eu cheguei na Bélgica. Se foi na Segunda ou na Primeira Divisão, eu nunca deixei de trabalhar. É fruto do meu trabalho, lógico que também dos meus treinadores e do meu estafe que vêm por trás me ajudando muito desde muito tempo -, declarou Vinicius, em entrevista ao GE.
Após passagem por dois clubes belgas, Vinicius Souza foi emprestado para o Espanyol, onde atua nesta última temporada. O garoto de 23 anos revelou que jogar no Campeonato Espanhol tem ajudado muito o meia a evoluir no estilo de jogo e melhorar o desempenho, entendendo de forma mais clara movimentações e postura defensiva e ofensiva dentro de campo.
Clique aqui e ganhe R$50 de bônus para jogar no galera.bet
— O Campeonato Espanhol está me ajudando muito em relação a posicionamento, a pensar rápido e a fazer antes de pensar. E a fazer coisas bem ao natural, tudo saindo ao natural. Então o Campeonato Espanhol vem me ajudando muito em termos de posicionamento tanto defensivamente quanto atacando. Na qualidade de passe também. Acho que foi uma grande escolha para a minha carreira -, confirmou o meio campista.
Em outubro de 2020, Vinicius foi vendido pelo Flamengo para Lommel SK (BEL). Nove meses depois, o Cria do Ninho foi emprestado para o KV Mechelen (BEL), onde marcou dois gols e concedeu uma assistência, mas retornou para o time do técnico Steve Bould após o final do vínculo. Atualmente, está no Espanyol, também por empréstimo, até junho de 2023. No período, o meio campista tem 14 jogos pela equipe catalã, e em todos esteve como titular.
Pelo Flamengo, no elenco profissional, Vinicius Souza esteve em campo em oito oportunidades, sendo cinco no Campeonato Carioca e três pelo Brasileirão. O garoto não chegou a atuar pela Libertadores, mas esteve no banco com o grupo campeão do torneio continental em 2019 e no título da Recopa Sul-Americana, em 2020, contra o Independiente del Valle (EQU).