Imbróglios envolvendo datas, horários e local do Mundial são discutidos pela FIFA
Um dos primeiros compromissos do Flamengo na temporada 2023 é o Mundial de Clubes. Contudo, em meio às indefinições acerca do período de disputa da competição, a pergunta que não quer calar é: quando e onde será o torneio realizado pela FIFA?
Com cinco equipes classificadas, ainda restam as definições de dois clubes: os representantes da Ásia e do país sede. Até o momento, o Mundial de Clubes segue sem lugar, data e horário definidos. Contudo, os bastidores da entidade máxima que rege o futebol, há uma ala de dirigentes que se organizam para escolher o Marrocos como sede do Mundial de Clubes. Com isso, o torneio seria realizado na primeira quinzena de fevereiro, mais precisamente, entre os dias 02 de 11. As informações, no entanto, ainda não foram definidas e nem confirmadas pela FIFA.
Questionado sobre o assunto, um dirigente do Flamengo abriu o jogo sobre o imbróglio envolvendo o torneio que tem Flamengo como semifinalista: “Quem disser que sabe onde será o Mundial, pode ter certeza de que esta pessoa está mentindo”, disse o profissional rubro-negro em entrevista recente ao UOL Esporte.
Outra situação que deu o que falar, é que de acordo com a imprensa espanhola, o Real Madrid (ESP) teria pouco tempo de preparação para disputar as oitavas de final da Champions League, contra o Liverpool (ING). Isso porque, o duelo de ida contra os ingleses está marcado para 21 do mesmo mês e o de volta, para 15 de março. Ou seja, o pouco tempo entre um compromisso e outro, não agradou em nada os dirigentes do clube espanhol, que por sua vez, estudam utilizar uma equipe alternativa para o torneio intercontinental.
VEJA OS TIMES JÁ CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL:
Wydad Casablanca (Marrocos):
O clube marroquino conquistou o terceiro título da Liga dos Campeões da África ao bater o tradicional Al Ahly, do Egito, por 2 a 0 na grande final. Na última participação que teve no Mundial, em 2017, a equipe acabou caindo nas quartas-de-final para o Pachuca, do México.
Seattle Sounders (Estados Unidos):
O time norte-americano conquistou o primeiro título da Liga dos Campeões da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) após vencer o Pumas, do México, por 3 a 0 no jogo de volta, somando em 5 a 2 no placar agregado.
Auckland City (Nova Zelândia):
O clube neozelandês chegou ao décimo título da Liga dos Campeões da Oceania ao vencer o Venus, que disputa o Campeonato Taitiano, por 2 a 0 em agosto deste ano. Na última participação que teve no Mundial, em 2017, foi eliminado para o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, após perder por 1 a 0.
Real Madrid (Espanha):
A equipe espanhola tem sete títulos mundiais, dos quais quatro são da FIFA. O Real Madrid chega à quinta participação no torneio depois de ter vencido o Liverpool, da Inglaterra, por 1 a 0 na final da Liga dos Campeões da UEFA, a chamada Champions League.
O Flamengo, por sua vez, aguarda o ‘martelo ser batido’ pela FIFA. Com isso o Mais Querido segue montando um planejamento voltado para o Mundial de Clubes, título que pessoas dentro do clube rubro-negro consideram o mais importante do primeiro semestre de 2023. Até por isso, o vice-presidente de futebol flamenguista, Marcos Braz, tem se esforçado bastante para qualificar o grupo que será comandado por Vítor Pereira.