Edição do Mundial de Clubes 2022 contará com Flamengo e Real Madrid
A edição de 2022 do Mundial de Clubes será disputada apenas em 2023, por conta de problemas no calendário. Atual campeão da Libertadores, o Flamengo será o representante sul-americano na disputa do torneio, que ainda não tem datas e nem sede definidas. Contudo, a Federação Internacional de Futebol, Fifa, vai decidir se leva o Mundial para o Marrocos nos próximos dias.
Na próxima sexta-feira (16), o Conselho da Fifa se reúne em Doha, no Catar, e o ‘Mundial de Clubes 2022’ será um dos assuntos que estarão em pauta. De acordo com informações trazidas primeiramente pelo GE, uma proposta foi apresentada à entidade máxima do futebol, e o torneio seria disputado entre os dias 2 e 11 de fevereiro no Marrocos. Vale lembrar que o país africano já recebeu a competição em outras duas oportunidades: 2013 e 2014.
O Flamengo vai em busca do segundo título mundial, 41 anos após Zico e companhia vencerem o Liverpool (ING) por 3 a 0 no Japão. Será a terceira disputa do time Rubro-Negro que, em 2019, acabou sendo superado pelo mesmo mesmo time inglês, por 1 a 0, na final, após bater o Al Hilal, dos Emirados Árabes Unidos, na semifinal. Apesar de já ter praticamente todos os classificados, o torneio ainda não possui data e nem local definidos.
Até o momento, cinco equipes estão garantidas no Mundial de Clubes: Flamengo, Real Madrid, Seattle Sounders (EUA), Auckland City (AUS) e Wydad Casablanca (MAR). Ainda faltam dois representantes: o time do país-sede que, obviamente, só será definido depois que a Fifa escolher onde será o torneio; e o representante da Ásia. O continente só conhecerá o vencedor no dia 26 de fevereiro.
Então, caso o intercontinental seja antes do mês de fevereiro, a tendência é que o Al Hilal (SAU), dono do troféu da última edição da Liga dos Campeões da Ásia, jogue o campeonato. Flamengo e Real Madrid, seguindo o exemplo das últimas edições, entram diretamente na semifinal, em chaves opostas. Dessa forma, caso vençam seus respectivos confrontos, estarão na decisão.