FERJ anuncia novidade em uso do VAR para Carioca deste ano; entenda

Compartilhe com os amigos

Árbitro de Vídeo será utilizado a partir das semifinais e nos clássicos do Estadual


O Flamengo segue invicto no Carioca desta temporada. Após empate em 1 a 1 contra o Bangu na terça-feira (24), o Mais Querido permanece sem derrotas no torneio. Pensando nas próximas rodadas, os clubes cariocas receberam uma novidade. Para as partidas que contam com o VAR, o Departamento de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) definiu que o relógio do jogo será paralisado a cada intervenção.

O Departamento de Arbitragem da FERJ anunciou a novidade nesta quarta-feira (25). A partir da data, o relógio será paralisado a cada vez em que o juiz for até a cabine do VAR para rever algum lance. Além disso, o árbitro terá que fazer um gesto indicando que o tempo de jogo foi parado no momento em que for realizar a consulta. Desta forma, os acréscimos adicionados ao final de cada tempo da partida serão decorrentes apenas dos acontecimentos dentro de campo.

A Federação entende que a medida evitará polêmicas devido ao tempo adicionado à cada partida por uso do VAR. Além da mudança no cronômetro, o Árbitro de Vídeo do Campeonato Carioca passará a usar a mesma grafia das transmissões de TV, com traço mais grosso. Desta forma, se as linhas do atacante e do defensor se sobreporem, prevalecerá o conceito de mesma linha, considerando posição justa e gol legal.

Vale lembrar que o uso do Árbitro de Vídeo ainda não ocorreu no Carioca. Isso porque, o VAR só está disponível em clássicos, na semifinal e na final do Estadual. Desta forma, a medida será implementada pela primeira vez no jogo entre Fluminense e Botafogo, neste domingo (29). A partida acontece às 18h (de Brasília), no Maracanã. Para o Flamengo, as mudanças só irão acontecer no final de fevereiro, justamente contra o Alvinegro.

Compartilhe com os amigos

Veja também