Alteração surge no momento que os clubes brasileiros começaram a lucrar, ainda mais, com os espaços destinados a patrocinadores
De acordo com a nova regra da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), algumas ações de marketing de clubes brasileiros podem sofrer impacto, e com o Flamengo não será diferente. Conhecido como ‘marketing de emboscada’, ações que associam patrocinadores e parcerias do Rubro-Negro sem relação com a CBF serão vetadas.
O modelo adotado pela entidade máxima do futebol brasileiro é parecido ao internacional, de Libertadores e Copa do Mundo, por exemplo. Nestas competições, os estádios têm de estar sem outras marcas, fora os parceiros oficiais para realização das partidas, ou então é será considerado ‘marketing de emboscada’. O objetivo da CBF é que os campos só mostrem patrocinadores que sejam do Brasileirão e da Copa do Brasil em um período antes, durante e depois dos jogos.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Para a CBF, a mudança visa valorizar os campeonatos nacionais organizados pela entidade e que geram grande visibilidade. No entanto, a alteração da regra coincide justamente com o momento em que os clubes em que os clubes brasileiros começaram a lucrar com os espaços destinados e utilizados para a propagação da mensagem de patrocinadores.
Vale destacar que a CBF autoriza ações de marketing feitas pelos clubes com os parceiros nas zonas de campo com permissão da prévia da entidade até 1h30 antes da partida ou no intervalo. Também são permitidas ações com sócios torcedores. “Art. 43 – Salvo disposição em contrário por parte da CBF, não será permitida a utilização das arquibancadas e/ou cadeiras para exposição de marcas comerciais.”
Existirão também, regras que englobam agências contratadas para realizar as ações de patrocinadores do Brasileirão e da Copa do Brasil. A montagem das estruturas para exposição dos parceiros comerciais têm que ser encerrada três horas antes dos jogos. Haverá, inclusive, limites e medidas para as placas e exposição de marcas. As medidas adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol acontecem em momento onde ocorreram aumentos de receitas comerciais para clubes e a confederação com a venda de placas para patrocinadores.
A CBF será responsável também pelo pagamento do uso do direito de imagens dos jogadores já que os clubes são obrigados a pagarem aos atletas ?
A CBF irá reduzir também o percentual que cobra dos clubes em relação as rendas das partidas ?
Os clubes investem pesados na construção ou arrendamento de estádios tendo os patrocinadores como receita para amenizar os débitos e a CBF vem atravessar…..
Resumindo; Com essa nova determinação os clubes perderão receitas valiosas provenientes de patrocinadores.
Ou os clubes se unem contra a CBF ou mergulharão novamente em crises e irão bater as portas da Globo pedindo antecipação das cotas (vendendo a janta para comprar o almoço).