Na noite deste sábado (25), o Flamengo venceu o Botafogo, por 1 a 0, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Carioca. No Estádio Mané Garrincha, o Rubro-Negro entrou em campo com time alternativo, repleto de Garotos do Ninho e sob o comando do auxiliar técnico de Vítor Pereira, Rui Quinta. Com a vitória no clássico, o Mais Querido garantiu a classificação antecipada à semifinal do Estadual.
O JOGO
Com menos de 30 segundos no cronômetro, Mateus Gonçalves abriu o placar para o Flamengo. O jovem interceptou o passe de Daniel Borges, invadiu a área, foi para cima da marcação de Carli e, de perna esquerda, meteu a bola dentro das redes do Botafogo.
Depois de muita pressão do Flamengo, o Botafogo tentou responder aos 18 minutos do primeiro tempo. No lance, Patrick de Paula recebeu na entrada da área, ajeitou para a canhota e finalizou firme buscando o cantinho. A bola, no entanto, tirou tinta da trave direita de Matheus Cunha.
Aos 20 minutos, Marinho deu um susto na defesa do Botafogo. Em escanteio cobrado por Cebolinha, a bola foi desviada na primeira trave, e Cleiton apareceu na segunda para desviar por cima do gol, desperdiçando boa chance para o Flamengo.
Com 29 minutos, mais uma oportunidade do Flamengo ampliar o palcar. Após roubada de bola no ataque, Matheus Gonçalvez recebeu na entrada da área, mas foi fominha e tentou a finalização de direita. Cebolinha, livre na esquerda, reclamou bastante por não ter sido acionado.
Minutos depois, aos 32′, em lançamento longo que deu certo, Tiquinho ganhou da defesa do Flamengo e soltou uma bomba de direita para a ótima defesa de Matheus Cunha. Com 38′, o Rubro-Negro tentou responder com Marinho, que cobrou falta dentro da área, mas não apareceu ninguém para desviar.
Já com 45 minutos do primeiro tempo, Mateusão ganhou de Joel Carli na corrida do contra-ataque, invadiu a área pela direita, mas demorou muito para decidir o que fazer e acabou desarmado. Aos 46′, grande enfiada de bola para Lucas Fernandes dentro da área. O botafoguense chegou finalizando, mas mandou com perigo à esquerda do gol de Matheus Cunha.
Na volta do intervalo, nenhuma das equipes fez modificações. Após muita troca de passes errados para os dois lados, o Botafogo ameaçou o Flamengo aos dez minutos. Piazon fez cruzamento perigoso pela direita, Gabriel Pires se projetou para cabecear, mas Pablo chegou antes e conseguiu fazer o corte.
Aos 22 minutos do segundo tempo, após escapada do Flamengo pela direita, Marinho recebeu aberto, puxa para o meio e bateu colocado para a ótima defesa de Perri. No rebote, Matheus França chutou, mas a bola explodiu no meio do caminho.
Com 37 minutos, após chute travado de Matheus França para o gol, André recebeu sozinho na frente de Lucas Perri e tocou na saída do goleiro para ampliar. Mas o árbitro apontou o impedimento do jogador rubro-negro, e anulou o lance. Na sequência, com 39′, o Botafogo respondeu, mas o VAR chamou o juiz de campo para sinalizar o impedimento do atleta alvinegro.
Após chuva de cartões amarelos e vermelhos, com direito a três jogadores do Botafogo expulsos (Joel Carli, Marçal e Tiquinho Soares), o jogo terminou após sete minutos de acréscimos e com o Flamengo em vantagem no placar: 1 a 0, com gol de Matheus Gonçalves, aos 24 segundos do primeiro tempo.
E AGORA?
Agora, o Flamengo vira a chave e volta todas as atenções na disputa da Recopa Sul-Americana. Na terça-feira (28), o Rubro-Negro recebe o Independiente del Valle (EQU), pelo segundo e decisivo confronto da competição continental. O duelo será realizado no Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília). Para conquistar o título, o Fla precisa vencer os equatorianos por dois ou mais gols de diferença.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x FLAMENGO
Competição: Campeonato Carioca, 9ª rodada
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília
Data: 25 de fevereiro de 2023 (sábado)
Horário: 18h (horário de Brasília)
ESCALAÇÕES:
Botafogo: Lucas Perri; Daniel Borges, Joel Carli, Segovia e Marçal; Tchê Tchê, Patrick de Paula, Gabriel Pires e Lucas Piazon; Victor Sá e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro
Flamengo: Matheus Cunha, Rodrigo Caio, Pablo e Cleiton; Matheuzinho, Igor Jesus, Erick Pulgar, Matheus Gonçalves e Everton Cebolinha; Marinho e Mateusão.
Técnico: Rui Quinta*
*Vítor Pereira não viajou para Brasília depois de ter comandado o treino dos principais jogadores no Rio de Janeiro