Matheus Gonçalves caiu nas graças de Vítor Pereira e deve ser titular contra o Botafogo
Nascido no dia 18 de agosto de 2005, o meia Matheus Gonçalves, de apenas 17 anos, é a nova joia em evidência no Flamengo. O jogador está cotado para fazer a estreia como titular no time profissional, neste sábado (25), contra o Botafogo, no Estádio Mané Garrincha. Apesar de estar despontando na equipe rubro-negra na atual temporada, o meia já foi notícia até no exterior no ano passado.
Em setembro de 2022, o jornal britânico ‘The Guardian’ divulgou uma lista com as maiores promessas do futebol mundial nascidas em 2005. Entre os citados, três brasileiros: Vitor Roque (Athletico-PR), Deivid Washington (Santos) e o garoto do Flamengo, Matheus Gonçalves.
O meia está no Flamengo desde os 12 anos de idade e tem contrato até a metade de 2025. Dentro de campo, o garoto pode fazer três funções: aberto pela direita, na esquerda e mais centralizado, como meia ofensivo. Canhoto, o baixinho de 1.72 m fez o primeiro com pelos profissionais no último sábado (18), contra o Resende, com o pé direito, em confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
O tento colocou Matheus Gonçalves no ‘pódio’ dos atletas mais jovens a marcar pelo time profissional do Flamengo, atrás apenas de Lorran e Vinicius Júnior. O primeiro balançou as redes com 16 anos, seis meses e 20 dias, já o atacante do Real Madrid (ESP) fez gol com 17 anos e 29 dias. O novo ‘xodó’ de Vítor Pereira conseguiu assumir a terceira posição, com 17 anos e cinco meses.
Técnico de Matheus Gonçalves nas categorias de base e comandante do Flamengo nas primeiras partidas do Campeonato Carioca, Mário Jorge traçou um breve perfil do meia. O treinador disse que o atleta tem características que todo rubro-negro gosta e relembrou uma situação engraçada vivida com o jogador.
— Esse moleque é muito diferente de tudo. É extrovertido, a cara do Flamengo, o dia a dia dele é fantástico. A gente até fala que ele é meio maluquinho. Teve um jogo contra o Botafogo, na Gávea, que botei o Matheus pra jogar e ele destruiu o jogo, fez o que tinha que fazer. Falei: ‘está pronto pra virar titular?’, aí ele: ‘sempre estive pronto’. É um moleque que o Flamengo está cuidando muito bem — disse Mário Jorge, em entrevista no ano passado, ao ‘Charla Podcast’.
Matheus Gonçalves estreou no profissional do Flamengo no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando entrou no segundo tempo da partida contra o América Mineiro, em Belo Horizonte. Outra novidade para a carreira do garoto aconteceu na terça-feira (21), pela Recopa Sul-Americana, quando o atleta debutou em competições internacionais, atuando na reta final da partida contra o Independiente del Valle (EQU), na altitude de Quito, no Equador.
No total, pelo Mengão, Matheus Gonçalves fez cinco jogos e um gol, somando 74 minutos. Agora, o garoto espera, pelo menos, dobrar o tempo em campo no ‘time de cima’, com a chance de ser titular contra o Botafogo, no sábado (25). A bola rola a partir das 18h (horário de Brasília), em partida que irá acontecer no Estádio Mané Garrincha, na capital federal.
Bla bla bla…
Quero ver jogar bola é no profissional, vigor físico, velocidade e mobilidade.
O resto é conversa fiada!
Esse muleque tem os predicados para ser mt bom. É canhoto, gosta de jogar pela direita e acha passes que quebram linhas. Acredito que ele nao esta pronto ainda pois precisa evoluir na parte fisica já que é mto fraquinho. Se fosse um ponta veloz ele até poderia já estar pronto para ser util aos profissionais, mas é um jogador que joga pelo meio e certamente vai sofrer mto mais contatos ao decorrer do jogo.
Eu gostaria que o Fla preparesse ele muito bem. Esse ano perdemos a oportunidade de dar minutagem ao muleque no carioca por conta deu ma lesao. Mas no ano que vem ele tem que jogar bastante no carioca. Para esse ano eu gostaria de ve-lo entrando ao fim dos jogos quando as partidas eventualmente estivesse decididas.