Dirigente da CBF revela como arbitragem mudará após Supercopa: “Se não vai no amor, vai na dor”

Compartilhe com os amigos

Para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Supercopa foi ‘divisor de águas’


O Flamengo foi derrotado por 4 a 3 no último sábado (28) em duelo contra o Palmeiras pela Supercopa do Brasil. Em um jogo disputado e com polêmicas em lances ao longo da partida, o presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Luiz Seneme, revelou que a decisão foi um ‘divisor de águas’ para a arbitragem brasileira, que irá mudar o funcionamento após o confronto.

— Eu resumiria, e vou explicar depois, assim: se não vai no amor, vai na dor. Depois de nove meses, a mensagem é clara para 2023. E esse jogo da Supercopa me deu uma referência excelente do que eu tenho que fazer para 2023. Provavelmente vai ser na dor -, declarou Seneme, antes de completar:

— A instrução para os árbitros vai ser muito clara. Árbitro de futebol está lá para aplicar a regra do jogo. E ele, na sua autoridade, sem que passe do limite, pois de igual maneira será punido se passar, se for omisso a regra do jogo, vai ser punido, vai ser afastado, vai ficar em casa. Não vai ser em tom de ameaça, mas em tom de determinação -, revelou o dirigente, em entrevista ao GE.



Após polêmicas na partida entre Flamengo e Palmeiras em torno da atuação de Wilton Pereira Sampaio, Seneme revelou que fará os árbitros mudarem a postura “na dor”. Vale lembrar que o apitador da final do torneio nacional enfrenta um pedido de afastamento de 120 dias, feito pelo Rubro-Negro ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na visão do dirigente da CBF, os juízes terão que ser mais rigorosos na aplicação das regras e, quem não seguir esta linha será afastado.

Além da maior rigidez na aplicação de regras por parte dos árbitros, Seneme revelou que os clubes e a imprensa passarão a receber cartilhas, explicando melhor as decisões tomadas pelos juízes em campo. O objetivo é deixar cada vez mais clara a posição da entidade em relação às medidas que devem ser realizadas e, caso não aconteça, acontecerão providências em relação aos apitadores.

— Essa mesma mensagem vamos tomar a liberdade de dar aos clubes. Vamos produzir materiais exemplificando situações que ocorreram, e a maneira que os árbitros vão proceder em determinadas situações disciplinares. Vocês, da imprensa, vão ter o material para poder dizer se o árbitro cumpriu ou não o que foi determinado. O erro foi do jogador ou do árbitro que deixou realizar? Essa vai ser a maneira que vamos trabalhar. Não há outra maneira, na nossa visão, que não seja essa -, declarou o dirigente da CBF.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Gilvandro, O PALMEIRAS GANHOU O TÍTULO COM GOL IRREGULAR!!!
    Igualzinho ao Lularápio que ganhou as eleições também de forma irregular!!!!

    Depois brasileiro não quer ser motivo de chacota lá fora, kkkkk

  • Esse idiota pensa que engana quem? Vai continuar a mesma merd@. O certo seria o juiz nunca mais apitar(ou estar no VAR) jogos do time que foi prejudicado. Se esses fdp desses juízes que recebem por porcentagem de renda nunca mais apitarem jogo de renda alta é uma punição bem mais severa e efetiva do que 120 dias. Isso faria uma boa limpeza na arbitragem. Garanto que tem muito juiz novo querendo uma oportunidade dessa.

  • Ótimo, tem que ser assim! Melhor ainda, se pegar eles e fazer um mini curso ou palestra de reforço.

  • Sou contra a anulação de partidas por causa de erros técnicos, pois isto vai gerar um precedente e a partir de então, qualquer coisinha vai ser motivo de anulação de partida. Por outro lado, melhorias no processos de arbitragem e punições mais duras deverão ser aplicadas e em relação a isto, os órgãos regulamentadores DEIXAM muito a desejar e é exatamente esta a minha indignação!!!

  • Muito mimimi se fosse do lado do Flamengo estaria tudo normal tudo bem mais como foi o Palmeiras que mais uma vez derrotou esses apoiados da CBF ficam com esse mimimi

  • O PALMEIRAS GANHOU O TÍTULO COM GOL IRREGULAR!!! Quem resolve esse problema??? A partida era pra ser anulada!!!

  • Antes de terminar de ler a matéria já veio na mente o que o colega aqui colocou, assim deveria ser também com jogadores que por falha individual acaba prejudicando o time… Falhas claro por falta de vontade, profissionalismo etç

  • Facil: Campeão levou 10 milhões e o perdedor 5 milhões…..quem errou ? O conjunto de 6 incompetentes do apito….pega-se esse valor 5Miliies e calcula-se até quando eles deveriam ficar pagando isso, por causa dos erros. Eles todos ficaram X meses se apitar ate chegar aos 5Milhoes e seriam assim legalmente, exemplamente punidos. Isso num país descente, mas aqui é BR…vcs irão ver esses incompetentes apitando ainda.

  • duvido nao demora dois mese vai tudo por agua baixo. so vai funcionar se a CBF com tanto dinheiro e patrocinio, selecionar os arbitros de elites e treina-los capacita-los, pq sao amadores. existe muito juiz que tem padrinho forte so apita por isso. vou dar um exemplo: luis flavio e fraco ruim juiz de varzea so tem escudo porque irmao pediu e tem padrinho. trabalho com qualificaçãoe valorização que vai dar resultado. mas tem que punir o arbitro tambem. nao e errou vai apitar serie b ou c nao. punição.

Comentários não são permitidos.