Al Ahly (EGI) disputa oitavo Mundial de Clubes e ostenta com orgulho as três medalhas de bronze
O Flamengo entra em campo neste sábado (11) para disputar pela primeira vez a medalha de bronze do Mundial. O adversário será o Al Ahly, do Egito, clube que tem experiência nesta fase da competição. Os africanos conquistaram a terceira posição nas duas últimas edições do torneio, somam três no total e ostentam com orgulho o feito.
No Mundial 2021, o Al Ahly atropelou o Al Hilal (SAU), carrasco do Flamengo na atual edição, por 4 a 0, e garantiu o terceiro bronze da história do clube. No Intercontinental de 2020, o adversário foi o Palmeiras, de Abel Ferreira, e os africanos ficaram com a terceira posição, após empate sem gols e vitória nos pênaltis. A primeira medalha da equipe aconteceu em 2006, quando superou o América do México, por 2 a 1.
A única derrota do Al Ahly em disputa de terceiro lugar em Mundial aconteceu em 2012. Na ocasião, o então campeão africano levou 2 a 0 do Monterrey, do México. Apesar de ser o maior vencedor continental, o clube nunca conseguiu chegar a uma final do torneio mais importante do planeta.
As três medalhas de bronze do Al Ahly são motivo de orgulho do clube egípcio. Na página oficial no Instagram, o ‘tri terceiro’ é colocado com destaque no perfil, ao lado dos dez títulos africanos e 24 taças continentais da equipe. Esta é a oitava participação do time no Mundial. As outras foram em: 2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2020 e 2021.
HISTÓRICO CONTRA BRASILEIROS
Apesar de ter superado o Palmeiras no Mundial de 2020, o Al Ahly nunca venceu uma equipe brasileira no tempo normal. O Flamengo será o quinto time do país no caminho dos africanos. Os egípcios empataram com o Alviverde em 2020 e perderam para o mesmo time paulista na semifinal de 2021. Além de mais duas derrotas, para Corinthians, em 2012, e Internacional, em 2006.
Enquanto o Al Ahly busca a quarta medalha de bronze da história, o Flamengo vai atrás da primeira. Campeão em 1981 e prata em 2019, o Rubro-Negro disputará o confronto de forma inédita. A partida acontece neste sábado (11), a partir das 12h30 (horário de Brasília), em Tânger, no Marrocos. O duelo terá transmissão da TV Globo e SporTV, nas TVs aberta e fechada, respectivamente. Além disso, o Coluna do Fla, no Youtube, fará a narração, com Rafa Penido.