Atlético-MG será o primeiro brasileiro a jogar na Libertadores; Flamengo estreia em abril
A Copa Libertadores da América começa nesta quarta-feira (22) para o futebol brasileiro. Às 21h30 (horário de Brasília), o Atlético-MG vai à Venezuela para enfrentar o Carabobo (VEN), no Estádio Olímpico de La UCV. O confronto é válido pela segunda fase prévia da competição. Atual campeão, o Flamengo estreia apenas em abril, quando começa o estágio de grupos. O Rubro-Negro tentará o tetracampeonato, para se isolar na liderança de conquistas no país.
VEJA O RANKING DE BRASILEIROS CAMPEÕES DA LIBERTADORES DA AMÉRICA:
Flamengo – 3 títulos
Grêmio – 3
Palmeiras – 3
Santos – 3
São Paulo – 3
Cruzeiro – 2
Internacional – 2
Atlético-MG – 1
Corinthians – 1
Vasco – 1
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Outro brasileiro que estreia nesta semana na Libertadores é o Fortaleza. Nesta quinta-feira (23), o time cearense enfrenta o Deportivo Maldonado (URU), no Estádio Domingo Burgueño, a partir das 21h (horário de Brasília). Os atleticanos e nordestinos entram em campo, novamente, na próxima quarta (01) e quinta (02), respectivamente, no Brasil, pelo duelo da volta, valendo uma vaga na fase de grupos da competição.
Além de Atlético-MG e Fortaleza, que disputarão os jogos da pré-Libertadores, há seis times brasileiros garantidos na fase de grupos: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR. Os caminhos de todos os participantes serão conhecidos no dia 22 de março, em sorteio a ser realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
O Flamengo e demais times que jogam a fase de grupos estreiam na competição na primeira semana de abril. A grande final da Copa Libertadores da América está marcada para o dia 11 de novembro, ainda sem local definido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O torcedor do Rubro-Negro espera estar nesta partida e repetir os feitos de 1981, 2019 e 2022, quando o Mais Querido levantou o troféu mais importante do continente.
Enquanto a Libertadores da América não começa para o Flamengo, o Rubro-Negro busca outro título continental. Na próxima terça-feira (28), o Mais Querido vai tentar o bicampeonato da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle (EQU), no Maracanã. Como perdeu o jogo de Quito, na terça (21), por 1 a 0, o Mengão precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com a taça no tempo normal.
Antes de encarar os equatorianos, o Flamengo tem o clássico com o Botafogo neste sábado (25). A bola rola a partir das 18h (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O confronto é válido pela nona rodada do Campeonato Carioca e irá, em caso de vitória do Fla, garantir a classificação antecipada do Mengão às semifinais.