Atual campeão, o Flamengo começa a caminhada rumo ao tetra em abril
O Flamengo está no Mundial de Clubes justamente por ter vencido a última edição da Copa Libertadores da América. O torneio continental já tem data para começar: será nesta terça-feira (07), na fase preliminar. O atual campeão estreia apenas no estágio de grupos, em abril, na tentativa de conquistar o tetracampeonato. Na abertura, Sport Huancayo, do Peru, e Nacional, do Paraguai, abrem a competição.
CONFIRA OS PRIMEIROS JOGOS DA LIBERTADORES 2023:
Terça (06) – Sport Huancayo (PER) x Nacional (PAR)
Quarta (07) – Nacional de Potosí (BOL) x El Nacional (EQU)
Quinta (08) – Boston River (URU) x Zamora
As seis equipes citadas lutam por três vagas, através do sistema ida e volta. Os próximos duelos acontecem na semana seguinte, com o mando de campo invertido. Quem avançar para a segunda fase fará mais dois duelos mata-mata até alcançar o estágio de grupos.
Oito brasileiros disputam a Copa Libertadores da América. Atlético-MG e Fortaleza iniciam na segunda fase preliminar, que tem início no dia 22 de fevereiro para os mineiros, e 23 do mesmo mês para os cearenses. Já Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR e Internacional estreiam apenas em abril, no estágio de grupos.
O Flamengo conhecerá o caminho rumo à ‘Glória Eterna’ no dia 22 de março, quando a Conmebol sorteará os grupos da competição. Nela, serão seis datas, entre 05 de abril e 28 de junho. A grande final está marcada para 11 de novembro, ainda em local a ser definido pela Confederação Sul-Americana de Futebol.
Campeão em 1981, 2019 e 2022, o Flamengo buscará o tetracampeonato. A conquista seria inédita para o futebol brasileiro, já que nenhum time do país tem quatro Copas Libertadores da América. Estão empatados com três: Santos, São Paulo, Grêmio e Palmeiras. Dos quatro, apenas o Alviverde disputara a próxima edição do torneio.
Apesar de ser o campeonato mais importante da América, no momento o Flamengo está focado em outro troféu: o Mundial de Clubes. Nesta terça-feira (07), o Mais Querido enfrenta outro campeão continental, o último vencedor da Ásia: Al Hilal (SAU). A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), mas o Coluna do Fla faz uma cobertura especial, no Youtube, desde às 14h (horário de Brasília). Quando o jogo começar, Rafa Penido faz a narração mais rubro-negra da internet. Além disso, Globo e Sportv transmitem o duelo, nas TVs aberta e fechada, respectivamente.